Não fica.

escrito por Rosa


O conselho que a gente dá para os outros é tão mais fácil do que aquele que a gente deveria dar pra nós mesmas. Mas é que tem coisa que não vale à pena. E a gente quer pegar a amiga pelos braços, sacudir e dizer: PELO AMOR DE DEUS, NÃO FAZ ISSO COM VOCÊ MESMA.

Não fica com quem não te admira, porque admiração é importante. Mas só admirar é muito pouco. Não fica com quem não te respeita. Respeito é o que garante que te vejam como sujeito, livre, plena de direitos. Mas só respeitar é muito pouco. Não fica com quem não gosta da tua companhia, porque em pleno terça-feira de novembro você vai precisar só ficar quietinha no sofá, curtindo contar pra aquela pessoa como seu dia foi uma merda. Mas só gostar da companhia é muito pouco, tem que gostar do silêncio também. Não é com todo mundo que você pode ficar no silêncio, sem precisar preencher o vazio entre vocês com uma fala babaca qualquer, como se precisasse distrair um do outro. O silêncio é a paz de quem a existência traz paz pra sua, não cansaço. O silêncio é muita coisa, mas não a única. Não fica com quem não acha teus defeitos perdoáveis, porque eles existem e eles seguirão existindo, eles só precisam ser suficientemente contornáveis para não fazerem com que, em algum momento, você odeie ser quem é. Mas não basta tolerar os defeitos, é absolutamente fundamental não competir. A gente compete forçadamente todos os dias em ambientes em que esse  é, muitas vezes, o único modo de sobreviver. Não dá para competir com quem deveria apoiar incondicionalmente. Não dá para competir com a pessoa que você levanta de manhã pra fazer café. Só não competir ainda é pouco. É preciso se sentir apoiada. Crescemos apoiando a todos, mas a gente se esquece que o que a gente faz também é absolutamente fundamental e, não importa o quanto a gente seja boa, a gente precisa de apoio. Mas não se contenta só com apoio, procura também por cuidado, tá? Você pode ser uma fortaleza, mas é sempre bom ter quem diga que "tá tudo bem" quanto o pesadelo, acordado ou dormindo, parecer que não tem fim. Cuidado, enfim, será o suficiente, porque só quem realmente gosta pode cuidar.

e é isso que eu queria pra você, minha amiga,
alguém que realmente goste de você.

do contrário, não fica.

Imagem relacionada


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com