Mulher inteligente é sexy...até a página dois.

escrito por Rosa


São 9 da manhã de um feriado e faz pelo menos uma hora que estou estudando para terminar a minha tese de doutorado, que tem tirado meu sono, minha diversão e minha capacidade de seguir a vida. Mas isso é assunto para outro dia.

Enquanto estudo, uma amiga e um amigo me ajudam com algumas coisas da tese. Ambos muito inteligentes, professores e caros ao meu coraçãozinho. Enquanto ela faz apontamentos incríveis sobre o resumo, com ele falo sobre o tema, que inclui violência contra a mulher. Ao que chegamos à violência sutil e naturalizada sofrida por mulheres classe-média branca letradas, como eu.

Eu sei que no cômputo geral, essa violência é quase miúda, mas é inegável que ela reproduza estereótipos violentos que carecem urgentemente de desconstrução. O estereótipo da mulher inteligente... Mas não muito.

Resultado de imagem para smart woman gif

Eu sou privilegiada: estudei nas melhores escolas possíveis da minha cidade, tenho pais muito bem formados que sempre me ofereceram conhecimento cultural, tenho um irmão 6 anos mais velhos que foi um verdadeiro mentor intelectual para mim, apresentando filme, arte visual e literatura desde que eu era muito pequena. Em resumo, eu sou uma mulher inteligente - como qualquer uma -, mas com privilégios culturais.

Mas homem odeia isso.

E você, OMI, via me dizer NEM TODO HOMEM...

mariah carey animated GIF

Vem cá, estamos falando estruturalmente, sobre ESTEREÓTIPO, ok?

Continuando:  HOMEM ODEIA ISSO.

Homem odeia se a gente sabe mais sobre qualquer coisa e, citando meu amigo: isso desempodera a gente de uma forma...

E tudo bem que vocês foram treinados para sofrer com isso, mas o que me incomoda é saber que euzinha já me banquei de menos sabida ou mais tonta ou bem ingênua ou menos capaz para dar espaço para o caro poder me salvar com seu imenso conhecimento intelectual.

E ouvi, de vários, que inteligência é sexy e afrodisíaco...mas só até a página 2, mores, que é aquela página em que ele percebe que a gente manja muito mais que eles em determinado assunto.

E tô escrevendo esse texto nesse feriado lindo de estudos para lembrar minhas alunas que:

sendo mulher, não basta ser boa, tem que ser ÓTIMA. Estudem nesse feriado, mesmo.  E se um dia isso impedir - e vai - um homem de se aproximar de você, faça a gentileza de agradecer ao universo que livrou você do embuste.

Resultado de imagem para smart woman gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com