Feed Dog Brasil - Festival Internacional de Documentários de Moda

escrito por Maggníficas


No próximo dia 21 começa o Feed Dog Brasil - Festival Internacional de Documentários de Moda! O Festival, que tem entrada gratuita, acontece de 21 a 27 de setembro na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.



Feed Dog é mais uma parceria entre os idealizadores do In-Edit Barcelona e os produtores do In-Edit Brasil, Festival de Documentários Musicais. O festival nasceu em 2015 em Barcelona, na Espanha, com o objetivo de fomentar documentários que retratam o fascinante e complexo mundo da moda como arte, comportamento e expressão cultural.

Com curadoria da documentarista e jornalista Flavia Guerra, a primeira edição do festival contará com um total de 13 títulos nacionais e internacionais dos mais diversos temas que envolvem o mundo da moda, do luxo ao comportamento, da sustentabilidade às relações de trabalho, sem esquecer peças que são ícones de estilo. Além da programação de filmes, o evento ainda contará com debates, oficinas e exposição com fotos do acervo da agência Fotosite, que traçam um diálogo com os filmes em exibição.

A exposição "Universo Feed Dog pelo olhar Fotosite conta com 40 imagens selecionadas da biblioteca digital da Agência, numa seleção de mais de 2 milhões de fotos das passarelas, backstages e das ruas, registradas durante 17 anos. As fotos selecionadas representam o universo Feed Dog mantendo sempre o Olhar Fotosite sobre elas.

A abertura será no dia 20/09, numa sessão especial para convidados com a exibição do filme inédito The First Monday in May, dirigido por Andrew Rossi, sobre o prestigiado Baile de gala do MET 2015. O filme mostra detalhes de produção como questões orçamentárias, viagens à China, coletivas de imprensa, a escolha das peças para a exposição, que contou com o apoio do Departamento de Arte Asiática do Met, até a disposição dos convidados nas mesas para a noite da grande festa.


Flavia Guerra


Rihanna no MET

Lista dos filmes internacionais:
The First Monday in May – de Andrew Rossi (EUA, 90 min, 2016)  - os bastidores do processo de concepção e produção do Baile do Met. (INÉDITO NO BRASIL)
Borsalino City – de Enrica Viola (Itália, 70 min,  2016)  - uma declaração de amor ao chapéu mais icônico e querido da moda: o Borsalino. (INÉDITO NO BRASIL)
• Bangaologia -  The science of style – de  Coréon Dú (Angola,  85 min, 2016) - uma investigação sobre a cultura de um estilo que voou de Angola para o mundo. (INÉDITO NO BRASIL)
Out of Fashion – de Jaak Kilmi e Lennart Laberenz (Estônia, 58 min, 2016) – consumismo, desperdício e exploração nos porões da indústria global da moda. (INÉDITO NO BRASIL)
Le testament d'Alexander McQueen – de Loïc Prigent (França, 56 min, 2015) – o legado de um dos mais influentes e emblemáticos criadores contemporâneos da moda. (INÉDITO NO BRASIL)
Mapplethorpe: Look at the Pictures – de Fenton Bailey e Randy Barbato ( EUA, 108 min, 2016) – retrato intimista do célebre e polêmico fotógrafo de NY. (18 anos)
Model –  de Frederick Wiseman (EUA,  129min, 1980) - obra clássica do grande documentarista Frederick Wiseman, ganhador de um Oscar e Leão de Ouro.
Vivienne Westwood: Do It Yourself! - direção Letmiya Sztalryd  (França, 57 min, 2011)– as muitas faces da estilista que inventou o Punk como moda. (Inédito no Cinema)
Helmut Newton: Frames From the Edge - de Adrian Maben (Alemanha, 95 min, 1989)
Helmut Newton: Frames From the Edge – de Adrian Maben (Alemanha, 95 min, 1989) - trajetória do fotógrafo que quebrou tabus e paradigmas. Do mesmo diretor de Pink Floyd, Live at Pompeii, 1972.
• The Perfect Fit - de Tali Yankelevich (Reino Unido, 9 min, 2012) – o curta mergulha no mundo do Balé através dos olhos do sapateiro que se esforça para fazer sapatilhas para bailarinas de uma maneira mais confortável possível. O curta foi pré-finalista do Oscar em 2013.

Lista dos filmes nacionais:
Deixa na Régua – de Emílio Domingos (Brasil, 85min, 2016) – o dia a dia das barbearias dos morros cariocas e seus fieis frequentadores.
Idades da Moda, de Marcelo Machado e Gilmar Moretti  (Brasil, 52min, 2014) – o vestir na infância, o vestir através dos tempos: história, cultura e memória.
• Fora do Figurino - As Medidas do Jeitinho Brasileiro –  de Paulo Pélico ( Brasil, 73min, 2013) - o Brasil não conhece o corpo do brasileiro.



A programação do Feed Dog também vai contar com um ciclo de debates que discutem as questões históricas e atuais do universo fashion, desde seus impactos culturais até ambientais, passando pelos comportamentais e de estilo. 

Abrindo a programação, no dia 21/09 às 19h, a mesa "Todo mundo é fashion - a moda do futuro e o futuro da moda" vai debater as revoluções contemporâneas da moda, desde a quebra de padrões de beleza, comportamento, gênero, estilo, até as novas tendências que celebram a diversidade e a moda de fato para todos. 

Para discutir as várias vertentes da democratização da moda, integram a mesa Paulo Borges, idealizador e coordenador da SPFW; Daniela Auler, graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em responsabilidade social e sustentabilidade pela FVG e idealizadora do Projeto Moda Inclusiva na Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Alberto Hiar, diretor criativo da Cavalera; e Marcella Kanner, graduada em Moda pelo SENAC e diretora de marketing da Riachuelo. A mediação fica a cargo de Flavia Guerra.

Há também outros debates: "Sustentabilidade e Responsabilidade Social estão na Moda?", dia 22/09 às 19h, e a mesa "Cinema e Moda - uma relação ao longo da história", dia 23/09 às 16h.

O Feed Dog Brasil também organiza workshops e atividades que vão ocorrer no Foyer da Sala BNDES da Cinemateca Brasileira, como a oficina "Costura Desconstruída" nos dias 23 e 24/09 e o workshop "O processo criativo do vestir", nos dias 22, 23 e 24/09 (orientamos que as condições de inscrições sejam conferidas antes de comparecer ao evento, no site www.feeddog.com.br).

Se você ainda tá achando pouco, saiba que a Barbearia Cavalera também estará presente em uma versão pocket montada na Cinemateca especialmente para o festival, e a festa é garantida com a presença de vários DJs.

Fonte: divulgação

Serviço: Feed Dog Brasil - Festival Internacional de Documentários de Moda
Quando: de 21 a 27 de Setembro - abertura 20 de Setembro para convidados
Onde: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Entrada: gratuita
Mais informações no site www.feeddog.com.br e na fan page www.facebook.com/feeddogbrasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com