Você é você e o seu passado

Voltamos à clássica: relacionamento é muito difícil, especialmente se você é pessoa com o mínimo de responsabilidade afetiva - e eu espero mesmo que você seja.
E é difícil porque é impossível não ser quando colocamos para dividir uma vida - o que inclui expectativas, sonhos, responsabilidade, cotidianos - duas pessoas que não tiveram a mesma história.
Você é você e o seu passado.
E se a gente olhar com calma, isso significa também, em português bem claro: que a gente vai, INEVITAVELMENTE, sofrer com os traumas que as outras histórias deixaram. E a gente vai sofrer com as histórias mal resolvidas que nunca nos incluíram. E a gente vai perder oportunidades porque a pessoa fechou abas que a gente nunca pôde abrir. E a gente vai dialogar sozinho com o mal estar do outro.

A gente, tem dia, que vai tentar tentar, e não vai dar nem isso.
É para isso que a gente tem que estar disposto quando está disposto a estar com alguém: tentar, aos trancos e barrancos, às vezes, amar o suficiente para sentir queimar na pele um fogo que a gente não plantou.
Se vale à pena?
Eu não sei. Eu só sei dizer que não existe alguém que venha desconstruído e de peito aberto para amar de novo, como se fosse tudo novo. E é claro que se não houvesse o passado - que resvala em negatividade, no medo, na insegurança, nos fantasmas - também não haveria o bom, o bonito, o que aquela pessoa aprendeu para fazer sentido na sua vida.
A gente precisa encontrar um passado que tenha deixado para gente um olhar possível de encontrar o nosso. Amor não tem nada a ver com encontro de almas gêmeas, é só um encontro - pouco estável - de quem realmente acha que vale à pena aprender de novo. Amar é aceitar que a gente precisa rever o outro, todo dia. É só achar alguém que tenha, de verdade, o que ensinar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!
maggnificas@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário