Minha roupa junina

escrito por Rosa


Esse final de semana tive uma experiência muito bonita e legal. Coincidiu que, no mesmo final de semana, eu tive a primeira festa junina do ano - em maio, o que é maravilhoso - e dei uma aula sobre o conceito de cultura.
Cheguei na sala de aula toda animada perguntando da roupa da festa junina e todo mundo respondeu que ia de calça jeans e xadrez. Eu não me segurei, e falei que achava aquilo meio bosta.
E por quê?

Porque as festas juninas têm uma cara tão brasileira, com tanta cultura nossa. E eu não aguento esse vestuário importado diretamente do Texas. Acho tão sem graça.

É clara que o improviso é ok,

Mas eu me lembrei das minhas festas juninas da escola. Eu sempre FIZ as minhas roupas, não tinha essa de comprar pronto não. A gente remontava roupas velhas e improvisava, com retalhos. E a minha vó sempre me ajudou demais nisso.



em 2005, fui a noiva. Casei com o vestido de noiva da minha mãe todo remodelado (Casei com a Letícia, que sorte)



Em 2006 eu fui o pai da noiva, um coroné BEM brabo. O terno era do meu pai!


Em 2004, essa roupa foi minha vó que fez. E a lele, sempre a lele junto!

Quando eu vi aquela molecada indo sem nenhum retalhozinho, fiquei jururu e...resolvi costurar. E fiquei emocionadinha, porque eu via minha vó fazendo isso por mim e tinha muito amor. Sim, eu parei de dar aula para costurar - é que essa sala tem todo meu amor.


Fazendo careta porque furei o dedo.


Além de deixar o retalhos pros pimpolhos, fiz a minha versão caipigótica:




A saia é da Xica Vaidosa
A blusa é da Three Seven


e os retalhos vem direto do meu coração junino!


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com