Me chama de linda, sim.

escrito por Rosa


Marcella, você é tão descontruidona, feminista, com noção da merda que é o padrão estético e você faz questão de receber elogios estéticos do seu namorado e das suas amigas?

Sim.

Mas...

O padrão estético é cruel, fruto de um sistema que quer fazer a concorrência de você com o inalcançável de você mesma gerar lucro. Ele é pernicioso, destrói a saúde mental das pessoas. O padrão estético é quando o mundo exterior impõe que TUDO O QUE PODE ser bom e belo NÃO É VOCÊ.

Isso é ridiculamente cruel. Eu não quero ser isso.

Resultado de imagem para gif ashley graham
Será que alguém no mundo não acha ela uma deusa?

Mas eu quero ser linda, sim; nas imperfeições da minha pele - com espinhas, estrias e celulites; na desproporção do meu quadril; com as minhas olheiras e com meu cabelo absolutamente indeciso, com minha escoliose e meus joelhos tortos. Quero ser linda e gorda.

MAS PRA QUEM?

Basicamente para as três instâncias que regem minha vida: família, amigas e alunes.

Eu quero estar linda para minha mãe, para o meu pai, para o meu irmão. Eu quero que a Marina adore meu cabelo da cor que ele tá e que a Val diga - e ela sempre diz - que eu tô maravilhosa. Eu quero chegar na sala de aula e meus alunes amarem aquela camiseta e verem em mim alguém bem e não alguém exausto (só por eles eu passo maquiagem). E é claro, eu quero que o meu namorado me ache linda. Seria hipocrisia da minha parte dizer que quero que a pessoa com a qual eu me relaciono amorosa e sexualmente me ache apenas brilhantemente inteligente.

Então, manas. tá tudo bem você querer ouvir elogios estéticos. Isso não te faz burra, menos feminista, menos mulher, menos empoderada. Faz parte da construção ocidental, muito muito antiga, que o valor estético exista. E tem tantas milhões de formas de ser linda. Todo mundo tem a sua, sabe? As pessoas é que esquecem de nos dizer. É claro que a gente vai entrar num jogo doentio e inócuo de esperar ser linda pra todo mundo - isso é ilusão, ilusão, tem gente que acha a Ruby Rose sem graça, acredita? - MAS NÃO TEM NADA DE ERRADO EM QUERER SE SENTIR LINDA COM QUEM VOCÊ AMA!

Resultado de imagem para ruby rose gif
E  O E O..ME CHAMA QUE EU VÔ!

E você é, olha bem,.. Ninguém sorri do mesmo modo que você, porque ninguém mais é você.
Não tem nada de autoajuda nisso, é só porque é a mais pura verdade, lógica filosófica. ❤


Um comentário:

  1. Vocês são demais,viu! Escrevem com inteligência,leveza e perspicácia.Imagino vocês escrevendo para essas revistas femininas de grande circulação no mercado.

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com