"Somos as netas das bruxas" - Editorial

escrito por Maggníficas



“Quando lemos sobre uma bruxa sendo queimada, uma mulher possuída por demônios, uma mulher sábia vendendo ervas… Acho que estamos olhando para uma escritora perdida, uma poeta anulada.” Esse trecho do livro “Um teto todo seu”, da maravilhosa Virgínia Woolf, explica o propósito do editorial: somos as netas das bruxas... 


...que não puderam queimar. Vivemos, ainda em 2016, diferentes fogueiras: algumas simbólicas outras nem tanto. O nosso país mata, mutila, violenta, isola e invisibiliza mulheres, sustentado por uma cultura patriarcal, misógina e que tem como fundamento uma hierarquia entre os gêneros. 










A mudança nesse paradigma tem que acontecer: a equidade, ainda que distante, tem que ser buscada. Queremos mulheres mais seguras, mais fortes, mais livres e mais felizes. A moda, como linguagem e produtora de sentido, pode ser uma aliada nessa luta.

"Somos as netas das Bruxas" é um editorial dedicado a marcar uma virada definitiva do Blog Maggníficas: Marina Sena e Marcella Rosa vestem as mulheres e as roupas, em homenagem a todas as mulheres que antes viveram e morreram para permitir a voz e a liberdade feminina. 









As fogueiras que marcaram a morte de inúmeras mulheres ao longo da história ainda não se apagaram: mulheres foram queimadas por serem mulheres e, ainda hoje, o são. As fogueiras contemporâneas estão travestidas de violência sexual, psicológica e material. Só o empoderamento, o amor próprio, a sororidade e a luta podem vencer essa batalha.




Ficha técnica:
Fotografia: A Casa Retrato 
Beleza: Fabi Cunha
Looks: Camila da Mata 
Colares: Iyá Iyá
Produção: A Casa Retrato e Maggníficas

Seguimos juntas, com a energia e a força desse Editorial, agora também com um novo layout, simbolizando essa nova etapa do Maggníficas. Nossa revolução só pode ser feita juntas!


4 comentários:


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com