O que significam as palavras

escrito por Rosa


Nem sempre que a gente diz alguma coisa a gente pensa sobre o que está dizendo. Se a gente pensasse, não falaria metade delas. Acontece que tem vezes que a gente pensa nas palavras e não soa como gostaria. Isso porque o que cada palavra significa varia do tom dado pela pessoa. A gente nunca sabe o que aquela palavra conta para aquela pessoa  exatamente naquele momento. Foi um momento de dor? 



A gente nem sempre sabe que errou, tem hora que o rosto da pessoa denuncia. Tem dias, porém, que a gente passa um bocado de tempo para descobrir que fez merda. Palavra é um bicho vivo mesmo. Anda, grita, soa, fala por nós, fala sobre nós.Tem um filme que eu gosto muito que diz que "deve ter uma palavra que uma vez dita muda o mundo”. 


Se eu achasse essa palavra, eu a ofereceria. Eu, quase sempre, faço piada demais com o meu sofrimento, mas enquanto eu sorrio e continuo brincando do lado de fora, fazendo meu jeito solar e falando palavras, às ta chovendo bastante aqui dentro. E enquanto chove, eu tento me expressar: palavra aqui, palavra acolá e eu simplesmente não faço dessa água toda aqui de dentro virar torrencial pelo lado de fora. Eu afogo, não saio do lugar. Eu digo e escrevo muito, mas eu sinto muito mais. Eu só não consigo atingir a significação. Como a gente poderia atingir a significação plena do que a gente sente, se os dedos não acompanham a cabeça e a voz nunca acompanha o coração? Queria muito dizer uma palavra só e atingir a significação plena, sabe? Quero dizer essa palavra e, de repente, que nem abracadabra, a nossa vida se resolve. Não sei essa palavra, não. Ela não está em nenhum dos livros que eu li e eu perdi o jeito de procurar. 



Queria mudar o mundo com uma palavra (qual palavra mudaria o meu e o seu mundo?)
Enquanto eu não acho, sigo escrevendo.


Um comentário:

  1. Suas palavras, sendo as certas ou não, mudaram o meu mundo desde que comecei a ouvi-las, e continuam mudando o meu dia sempre que as leio. ❤❤❤

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com