Não serviu! Agora serve?

escrito por Colaboradores Maggnificas


Olá queridos e queridas que acompanham o MaGGníficas,

Essa semana quero compartilhar com vocês um texto bem antigo. Ele é exatamente do dia 29/02/2012. Data rara, não? Andei recolhendo alguns textos espalhados em muitos dos meus cadernos de anotações e encontrei esse exercício do qual eu nem me lembrava. Ele foi feito em uma aula do querido Matteo Bonfitto, que foi meu professor na época em que eu cursava Dramaturgia na SP Escola de Teatro. O intuito era descrevermos uma cena cotidiana de um jeito diferente. Achei que ele seria um ótimo complemento em relação ao post passado. Tenho a esperança de que ele valha por si só, por isso não vou me alongar em explicações.

Boa leitura e espero que vocês gostem desse resgate!

Priscila precisa de um vestido para ir a um casamento. Decide ir até o shopping. Vai até a garagem da sua casa e entra no carro. Liga o carro.

Priscila chega ao shopping. Ela caminha até uma loja. Entra na loja. Observa as roupas na arara. Encaminha-se para parte dos vestidos. Escolhe 3 deles. Anda até o provador. Entra no provador. Tira a roupa. Experimenta o primeiro vestido. Não consegue fechar o zíper. Pede ajuda à vendedora. A vendedora tenta fechar o zíper. O vestido não fecha.

Pega o segundo vestido. Fica triste ao pensar que o vestido pode não servir. Hesita alguns instantes. Decide provar o vestido. Ele serve. Olha-se no espelho. Não fica satisfeita com o que vê. Sente-se desconfortável. Descarta-o.


Pega o terceiro e último vestido. Promete para si mesma que se esse vestido servir ela fica 1 mês sem comer chocolate. Hesita por uns instantes. Coloca o vestido. O vestido não passa pelas pernas. Senta-se. Tem vontade de chorar. Tira o vestido. Olha-se por alguns instantes no espelho. Não fica satisfeita com o que vê. Põe suas roupas.

A vendedora pergunta “Deu certo?”. Ela olha furiosa e não responde. Devolve o vestido e sai da loja.

Vai para farmácia. Vê a balança. Hesita por alguns instantes. Decide subir na balança. Tem vontade de fechar os olhos mas olha para o marcador. Constata que engordou 7 quilos. Dá um murro na balança.

Vai até a doceria. Compra 3 brigadeiros e um camafeu. Devora-os.



Mayra Bertazzoni é professora de Língua Portuguesa, dramaturga, escritora e atriz. Sempre foi apaixonada pela palavra e a partir dela que fez suas escolhas até hoje. Sente que ser mulher é um desafio que deve ser encarado sempre com um bom batom vermelho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com