Viva a nossa beleza real!

escrito por Maggníficas


Post da série Maggnifiquinhas 
_________________________________________________________________________________


Quem me conhece bem, sabe que eu amo maquiagem, amo mesmo. Sempre estou testando coisas novas e produtos novos. Eu amo me maquiar, mas também tenho um ótimo relacionamento com o meu rosto e a minha pele natural, por que é essa quem eu sou. É a minha pessoa real. Maquiagem é maravilhoso, mas não deixa de ser uma beleza artificial que ás vezes nos é imposta. Ela reforça, e muito, todos os padrões que nos rodeiam sempre.

A questão, é que eu saio de casa feliz quando estou me sentindo confortável. E há umas semanas, eu estou indo a escola de cara limpa mesmo, sem nenhum pingo de base pra disfarçar as olheiras, por que eu estava me sentindo bem assim e eu gosto de me sentir bem comigo mesma. Mas a reação das pessoas é bem desagradável: "Você parece doente, tá tudo bem?", "Você tá bem pálida hoje, hein! Porque não passou nem um batonzinho pra dar uma corzinha nesse rosto?". Essas frases têm a mesma ideia que a famosa: "Mas é que cabelo cacheado tá na moda agora, né...".

Essa problematização em exagero do nosso natural é o que faz com que as meninas da minha idade comecem a odiar seus corpos, só pelo fato de eles serem reais, e não como os padrões exigem. É o que faz também com que algumas pessoas viciem em cirurgias plásticas, buscando uma perfeição inexistente. A gente deve ter consciência de que a moça da revista, não é real. Aquilo não existe, é uma beleza feita, completamente artificial. Se todas nós acordássemos amanhã nos amando completamente, por inteiro, imaginem quantas empresas que lucram com a beleza não iriam falir?

Moças, vamos amar também o nosso natural? Você, que me lê agora, acredite! Você é realmente linda do jeito que é mesmo com essas coisinhas que não te agradam tanto assim. Não acredite nas palavras ruins dos outros. É claro que tá liberado a make e as correções estéticas, mas antes, se olhe no espelho, naturalmente e aprecie até aquilo que você não gosta tanto, sabe por quê? Por que é isso que te torna única, e especial. É o que faz você, ser você.

Viva a nossa beleza real!


Mariana Fernandes, 14. Nascida no verão, na região metropolitana de BH. Amo ler e escrever. Ainda não sei o que quero ser quando crescer, só quero ser muito feliz e realizar o meu trabalho da melhor maneira possível. Cacheada assumida com muito amor!




Você tem menos de 18 anos? Tem vontade de escrever sobre o universo feminino? Se identifica com o Maggníficas? Então vem escrever no Maggnifiquinhas! Um espaço no bloguinho feito pra você! Mande seu texto, foto e mini bio para maggnificas@gmail.com ou nos dê um oi por lá que a gente retorna contando tudinho! 


Esse é um espaço para dar voz a meninas jovens. Não necessariamente é a opinião das blogueiras. O empoderamento também passa pela possibilidade de diálogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com