Maggnifiquinhas: Sororidade – juntas somos mais fortes

escrito por Maggníficas


Nós, mulheres, somos educadas para sermos rivais. Parece radical de se dizer, mas infelizmente, é real. Eu confesso que já tive o pensamento: “olha a roupa curta dela, não se dá ao respeito” o que é machista e sem sentido, mas posto nas nossas cabeças desde sempre. Aprendemos que mulheres de respeito são recatadas, ao invés de aprendermos que o respeito deve ser igual a todas, independentemente da maneira que elas se comportam, afinal, isso não é da conta de ninguém a não ser delas mesmas. Confesso também, que é a coisa mais difícil de desconstruir, porém, extremamente necessário. Não faz sentido odiar uma mulher apenas por ser uma mulher, num mundo, onde precisamos umas das outras sempre.

A primeira coisa que sempre penso ao escrever sobre sororidade – a aliança entre as mulheres com base na empatia e no companheirismo – é o assédio. Afinal, numa situação que é muito bem compreendida por nós, é também uma na qual nós é que sabemos como cuidar umas das outras. Por que, ao invés de questionar uma mulher sobre o motivo de um assédio, você não a acolhe, e acompanhe caso queira denunciar? Ou, quando ver alguma moça em situação de risco, por que não andar ao lado dela na rua, ou sentar no assento ao lado no metrô? Juntas, somos muito mais fortes, e se mantermos sempre unidas, poderemos fazer do mundo, um lugar melhor para se viver e ser livre.

Então, moça, esqueça essa rivalidade com a sua colega de trabalho, ou aquela garota que você não vai muito com a cara. Esqueça também, aquele ódio que você sentiu quando a amiga do seu namorado deu em cima dele (eu sei, é desagradável, mas o que um não quer dois não fazem, certo? O seu namorado é sim muito capaz de recusar alguém. “A carne é fraca” ou “eu não resisti” é papo furado, amiga). Olhe para a próxima, e sinta empatia, afinal, é disso que o mundo precisa.  


Texto por Mariana Fernandes, 14 anos


Você tem menos de 18 anos? Tem vontade de escrever sobre o universo feminino? Se identifica com o Maggníficas? Então vem escrever no Maggnifiquinhas! Um espaço no bloguinho feito pra você! Mande seu texto, foto e mini bio para maggnificas@gmail.com ou nos dê um oi por lá que a gente retorna contando tudinho! 


Esse é um espaço para dar voz a meninas jovens. Não necessariamente é a opinião das blogueiras. O empoderamento também passa pela possibilidade de diálogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com