Maggnifiquinhas: Da tolerância à igualdade

escrito por Maggníficas


Não só no Brasil, como também no mundo, a onda de mulheres em busca de empoderamento, que visa a igualdade de gêneros, vem aumentando. Um dos motivos dessa onda feminista, no Brasil, é pelo fim da tolerância da sociedade brasileira à violência sexual contra as mulheres, a qual ocorre pela objetificação dela.

A sociedade brasileira, desde o período Brasil colônia, possui uma estrutura patriarcal, na qual o homem é enaltecido, participando de guerras e fazendo os trabalhos mais pesados, e a mulher tem como finalidade satisfazê-lo e cuidar dos afazeres domésticos, pois por possuir o poder de gerar vida, foi imposto que ela não deve praticar nenhuma atividade que pode machucá-la, sem ao menos o aval de que esse era o desejo dela.

Tornar a mulher um objeto de prazer do homem é uma atividade da mídia atual, onde as propagandas de cerveja ganham destaque por sempre possuírem uma mulher seminua, sensual e com um corpo malhado que serve um homem no bar, dando, indiretamente, a mesma ideia de objetificação, e da consequente submissão dela, presentes desde 1530 no Brasil.

A tolerância da sociedade brasileira à violência sexual contra a mulher está presente nos dias atuais porque o esteriótipo de que toda mulher não possui nenhuma utilidade além de ser o objeto de prazer da população masculina, sendo inferiorizada e submissa, ainda não foi destruído, o que gera, nos homens, a falsa ideia de poder fazer o que quiser com a população feminina sem ao menos serem dignos de uma punição.


Meu nome é Larissa Salviatti, tenho 15 anos, sou estudante e moro na cidade de Limeira, região do interior de SP. Sou feminista e adoro escrever sobre feminismo, por acreditar que ele é muito necessário atualmente. Sonho em ser uma futura médica.


Você tem menos de 18 anos? Tem vontade de escrever sobre o universo feminino? Se identifica com o Maggníficas? Então vem escrever no Maggnifiquinhas! Um espaço no bloguinho feito pra você! Mande seu texto, foto e mini bio para maggnificas@gmail.com ou nos dê um oi por lá que a gente retorna contando tudinho!

Esse é um espaço para dar voz a meninas jovens. Não necessariamente é a opinião das blogueiras. O empoderamento também passa pela possibilidade de diálogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com