Maggnifiquinhas: autoestima

escrito por Maggníficas


Olá moças, tudo bem? Meu nome é Mariana, e no meu primeiro texto, vou falar um pouco sobre autoestima, um tema muito comum por aqui. 

Estamos cercadas de padrões o tempo inteiro. Seja para o corpo, para o cabelo, ou até mesmo para a cor de pele. Tudo há um rótulo de "isso é perfeito" e "isso não é perfeito". E, por consequência, muitas de nós, "fora dos padrões" sofremos muito com isso, começando principalmente na adolescência, coisa que eu já sinto na pele. A adolescência chega trazendo estrias, celulites, e ficamos malucas com elas. O que não é necessário! Faz parte do nosso corpo, é natural, e todo mundo tem. É mais uma das coisas que faz o nosso corpo ser o nosso corpo. Desenvolvemos celulites, por exemplo, pela distribuição de gordura do nosso corpo, aquela que também nos dá as nossas curvas, outra característica que nos caracteriza e nos deixa únicas, assim como as temidas celulites. 

E esses rótulos, que sempre estão nos cercando, contribuem muito para isso. Muitas mulheres passam a procurar a perfeição - muitas vezes por aceitação do parceiro(a) - e param de se amar. O que não deveria acontecer jamais. Mas, pra você moça, que me lê agora, e tem esses probleminhas, não se desespere! Você é linda, e nenhum padrão poderá afirmar o contrário. Para te ajudar, pegue um papel, uma caneta, e escreva nele tudo o que te desagrada no seu corpo, e todos os dias, pegue alguma dessas partes e passe a amá-la. Ao invés de se olhar no espelho e pensar: "essa estria aqui me deixa imperfeita" pense: "essa estria aqui me deixa única e eu não preciso ter vergonha dela". E, moça, não tente se transformar apenas para agradar alguém. Faça para agradar você mesma. 

Seu corpo é poesia, moça. Só o mostre a quem sabe apreciar.


Texto por Mariana Fernandes, 14 anos



Você tem menos de 18 anos? Tem vontade de escrever sobre o universo feminino? Se identifica com o Maggníficas? Então vem escrever no Maggnifiquinhas! Um espaço no bloguinho feito pra você! Mande seu texto, foto e mini bio para maggnificas@gmail.com ou nos dê um oi por lá que a gente retorna contando tudinho!


Esse é um espaço para dar voz a meninas jovens. Não necessariamente é a opinião das blogueiras. O empoderamento também passa pela possibilidade de diálogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com