Dia 8: substitua sua rosa

escrito por Rosa


Hoje se comemora o dia internacional da mulher: o dia visibilidade do gênero feminino. E nós, aqui do Maggníficas, achando que somos Bela Gil, queremos dar algumas dicas sobre como substituir aquela rosa vremeia e linda pra bancar de bom ómi. (ou enfia no... vaso da sua casa)

1. Você pode substituir sua rosa por silêncio.


Chamamos de roubo de protagonismo toda vez que um homem se mete a falar sobre o quanto é feminista. Amigos, você não são feministas, pelo motivo simples e básico que é: vocês não são mulheres. É claro que vocês podem APOIAR o feminismo, mas devem ficar bem quietos quando mulheres relatam suas experiências, ao invés de querer ganhar o prêmio feministo do mês.

2. Você pode substituir o elogio à estética ao elogio da capacidade profissional, artística, intelectual.


Você acha sua esposa, namorada, irmã, mãe etc, incrível? Você quer dizer a ela o quanto sua existência é importante? Então deixa pra lá coisas do tipo "vocês que embelezam o mundo", "a doçura da mulher" e toda essa ladainha e coloque em pauta, no seu elogio, o quanto as mulheres construíram esse mundo, tanto ou mais que qualquer homem. 

3. Você pode substituir o "parabéns" dado às desconhecidas pelo fim do assédio nas ruas.

Mulheres não querem ser tocadas por desconhecidos. Nem interrompidas enquanto caminham. Nem assediadas. Nem violentada pelos falsos elogios vindos da voz de um corpo que é o perigo iminente mais sério. A gente dispensa o seu parabéns, em troca disso: também dispensamos qualquer comentário sobre o nosso corpo. Afinal, ele é nosso. E de mais ninguém.

4. Você pode substituir seu mimimi por conhecimento de história.
"Não tem dia do omi, ó deus. O que fazer?". Para resolver esse problema,  você pode descobrir O PORQUÊ de não ter dia dozomi. Será que é por que você é opressor, e não oprimido?  Será que é porque não há casos de mortes causadas pelo seu gênero? Há coisas super esclarecedoras nesse mundo incrível chamado internet.



5. Você pode substituir frases toscas como "quer igualdade se alista no exército" por  apoiar causas femininas (e quem sabe até mesmo o fim do seu alistamento obrigatório, num é?)
Veja aqui, que bacana. Ou aqui, ou ainda aqui :)




Mulheres, parabéns pela força. Parabéns pela luta. Parabéns por resistirem bravamente e serem sujeitos de um mundo que nos molda a ser objetos. A voz é nossa. Gritem nesse 8 de março (e todos os outros dias).



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com