03 dicas para um Desktop organizado

escrito por Maggníficas



O seu desktop é como a sua mesa de trabalho. E se ele está desorganizado, você pode sentir o incômodo equivalente a uma pilha de papéis e objetos em cima da sua mesa. Isso acontece porque a poluição visual causa uma perturbação na cabeça da gente e também porque em meio a bagunça não conseguimos distinguir o que é importante do que é lixo, tampouco achar documentos na hora que é necessário. 

A sua área de trabalho é sua tela inicial, onde você pode organizar os arquivos como atalhos. É importante saber que estes atalhos devem ser de categorias e projetos ativos, para otimizar o tempo de busca de arquivos. Usando categorias, você diminui a quantidade de itens no seu desktop, deixando tudo mais organizado.  

Para dar um jeito na bagunça do seu desktop é só seguir essas dicas: 

01. Limpeza da área de trabalho 
Essa vai ser a parte mais trabalhosa do processo. Você precisa identificar todos os itens que estão em sua área de trabalho e colocá-los em categorias específicas. Reorganize esses itens em pastas e caso não existam categorias para determinado item, crie uma nova pasta. Todo arquivo deve ter uma pasta onde morar. Lembre-se sempre de identificar o arquivo com uma nomenclatura simples e clara. 

Para saber como organizar melhor suas pastas em categorias veja Como organizar arquivos digitais

02. Escolha do papel de parede 
Um papel de parede setorizado faz muita diferença na hora de organizar os arquivos na área de trabalho. Se você trabalha com photoshop, tem a vantagem de poder fazer um personalizado pra você, de acordo com as suas necessidades. Existem vários modelos espalhados pela internet que podem facilitar a organização da sua área de trabalho. Olha só esse exemplo:


Na área de trabalho devem estar os arquivos, programas e aplicativos que você utiliza com mais frequência. Apenas. 

03. Manutenção da organização 
O que mais fará diferença na organização da sua área de trabalho é a forma que você vai lidar com a manutenção. Pois não adianta nada fazer essa limpeza e entulhar novamente o desktop.  

Ao receber um novo arquivo tente sempre armazená-lo no lugar correto. Evite deixá-los espalhados pela área de trabalho, principalmente os seus downloads.  

Seguindo esses passos, certamente você terá mais facilidade em achar arquivos em sua área de trabalho e terá uma tela inicial muito mais receptiva. 

Beijos e até a próxima.
Esse post saiu primeiro aqui.

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Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais. A consultora tem expertise na área de produção audiovisual - direção de produção, gestão e elaboração de projetos. Atua na organização de escritórios, residências e ambientes digitais. Também presta consultoria para organização pessoal e no trabalho. É credenciada pela OZ, de São Paulo, única instituição no Brasil certificadora do curso de Formação de Organizadores de Residências e Escritórios.

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