Gordura x saúde: até quando?

escrito por Marina Sena


Semana passada publicamos no Facebook uma foto da Tess, que é incrivelmente maravilhosa! Tivemos duas leitoras que comentaram trazendo uma discussão sobre a saúde da modelo, e foi um debate bacana. Confesso que gosto da discussão, mas me incomoda de verdade esse discurso de gordura x saúde, que nem era o objetivo real do post, mas vira e mexe aparece por aí.

Foto da Tess que compartilhamos no Facebook

Um discurso antigo, divisor de opiniões, que nem sempre se chega em um consenso. Compartilhamos a foto porque acreditamos que a Tess é sim maravilhosa, linda, representa muitas meninas e dá visibilidade para um setor plus size com manequins maiores que o 50. E isso é tão importante! Além disso, a Tess prova várias outras coisas: gorda pode ser linda, gorda pode ser sexy, gorda pode ser tatuada e ainda fazer sucesso com isso!

É complicado falar sobre saúde sem ter formação técnica e ainda mais, sem acompanhar a vida da Tess. Na reportagem que publicamos não foi dito nada sobre a possibilidade dela ter algum tipo de doença, muito pelo contrário, e acredito que ela possa sim ser saudável (há muitas pessoas gordas saudáveis por aí).

Um exemplo concreto de que dá pra ser gorda e saudável: Ju Romano, com exames saudáveis e feliz com o corpo que tem

Quem é gorda com certeza já ouviu pelo menos uma vez na vida que devia emagrecer por conta da saúde, sem a pessoa nem sequer saber de nossas vidas. Mas é sério isso? 

Não conhecemos a vida da Tess e não sabemos de sua rotina, como podemos dizer que ela não é saudável, que não se cuida? As coisas ditas em nome da saúde são muito complicadas! Além do mais, esse discurso geralmente não é o mesmo para pessoas magras, pois entende-se que pessoas magras sempre estão com a saúde em dia, o que não significa que seja verdade (mas a pessoa é magra então tudo bem).

Carol passou por uma cirurgia bariátrica e os questionamentos sobre sua saúde diminuíram drasticamente depois disso porque todo mundo deduz que está mais saudável agora

Como a Babu Carreira disse em um post sobre o assunto em seu blog, "a luta contra a gordofobia não é uma luta a favor da obesidade". Nós não fazemos apologia à isso, mas é justamente por falta de visibilidade que muitas pessoas não conseguem enxergar a beleza em pessoas gordas. Achamos que a Tess não quer mesmo ser exemplo de saúde pra ninguém... E há tanta gente na Internet querendo ser referência de vida saudável mas nem sempre tem propriedade sobre o assunto e ninguém questiona nada...

Celebridades fitness, sem nenhum aval técnico, podem colocar a saúde de várias pessoas em risco, como Belle Gibson, nessa matéria AQUI

Como a leitora Dani disse no post do Facebook, precisamos parar de olhar pras pessoas como se fossem coisas, objetos... As pessoas são mais do que suas formas. Tess é maravilhosa porque mostra para quem é gordo que não é preciso se esconder, que dá pra se orgulhar de si mesmo e que sim, podemos ser felizes com o corpo que temos, do jeito que somos.  

*a maioria das coisas que escrevi aqui foram reprodução do nosso comentário na postagem do Facebook, pois acredito que nem todas vocês tiveram oportunidade de ler na nossa Fan Page.


Já segue o Instagram do Blog? Segue nosso Twitter e curte nossa página no Facebook também!
Beijo beijo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com