Como organizar o smartphone

escrito por Maggníficas


Nem sempre nossa relação foi saudável, nem tudo foram flores, confesso. Por diversas vezes ele fez com que eu perdesse meu tempo, fez com que eu procrastinasse, não desse atenção as pessoas que estavam a minha volta pra ficar ali, com ele. Mas não adiantava separar a gente. Então ele me confessou que estava sobrecarregado, que não dava conta de tanta informação e fizemos uma trégua: eu retirava o peso de seus “ombros” e ele não exigiria tanto do meu tempo e da minha atenção. 

Brincadeiras a parte, eu acho que esse é o grande segredo pra fazer um bom uso do smartphone: Simplifique e desapegue

O smartphone é uma ferramenta poderosa para nossa produtividade. Através dele acessamos mapas, descobrimos rotas, pedimos taxi, escaneamos documentos, pagamos contas, verificamos nossos perfis sociais, registramos momentos, falamos, enviamos mensagens, lemos notícias, fazemos lembretes, temos backups, compramos ingressos, jogamos, ouvimos música. Ou seja, temos uma infinidade de possibilidades nas mãos. Mas cuidado, pois é aí que reside o perigo.  

Ter um smartphone organizado significa ter uma ferramenta com os aplicativos que são úteis e importantes para o seu dia a dia, que irão facilitar a sua vida. Olhando celulares de conhecidos, vejo muitos que baixaram diversos aplicativos e nunca usaram. Minha gente, smartphone também tem memória! Não vou entrar em profundas, mas é claro que um dispositivo lotado será mais lento. 

Para manter um celular organizado, eis algumas dicas:

- Deixe notificações ativas apenas para lembretes, ligações, sms e alarmes. Vez ou outra algum aplicativo que te traga informações que vão ajudar o andamento do seu dia. Entre no Facebook quando quiser entrar no Facebook e não quando o celular apitar dizendo que alguém curtiu seu último comentário. Entre no email quando for a hora de entrar no email. Caso a sua freqüência de emails seja alta como a minha, coloque para apresentar a notificação no aplicativo. Assim você saberá que há mensagens não lidas a checar; 

- Alimente os seus aplicativos. Se está lá: Use! O que você não usa? Apague, oras! Se você precisar novamente, saberá onde achá-lo. Deixe o seu celular leve; 

- Mantenha uma agenda de contatos organizada e com a maior quantidade de informações que puder nos contatos adicionados; 

- Deixe a vista os aplicativos que você usa com maior freqüência;

- Categorize seus aplicativos. 

Cheguei hoje na forma ideal do meu celular, com aplicativos que eu uso quase que diariamente, com os ajustes que considero importantes. Com apenas uma página de aplicativos, muitos em pastas categorizadas e outros soltos, pois são os que eu uso com maior freqüência. Fica assim: 


As categorias das pastas são: utilitários, facilitadores, fotografia, produtividade, social, finanças, música, vídeo, diversão e jogos. 

Como vocês podem notar eu uso poucos aplicativos. Mas para quem gosta de ter vários aplicativos, sugiro sempre categorizá-los e posicioná-los na tela de forma a facilitar sua localização. Um primeiro passo é começar categorizando aqueles aplicativos que você usa com maior freqüência. 

E aí? Como é ter um celular organizado e com a sua cara? 

Beijos e até a próxima!

Esse post saiu primeiro aqui.


.
Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais. A consultora tem expertise na área de produção audiovisual - direção de produção, gestão e elaboração de projetos. Atua na organização de escritórios, residências e ambientes digitais. Também presta consultoria para organização pessoal e no trabalho. É credenciada pela OZ, de São Paulo, única instituição no Brasil certificadora do curso de Formação de Organizadores de Residências e Escritórios.

Siga a Gabriela:
Instagram (@gabrielabrasilorganiza)


Aproveite e confira AQUI todos os nossos posts sobre organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com