O mundo mágico dos cabides

escrito por Maggníficas



Quem nunca passou pela difícil tarefa de escolher cabides que atire a primeira pedra. Quando vamos comprar cabides, nos deparamos com modelos, formatos, cores e funções diferentes e muitas vezes não sabemos o que levar para casa. A escolha dos cabides é fundamental para organização do guarda roupa, pois são materiais que além de conservar as peças por mais tempo, facilitam a visualização e a padronização das roupas no armário.
O cabide é o grande segredo para um armário ou closet mais bonito e em ordem. Toda pessoa que preza por uma casa organizada, sabe o quanto é importante contar com este acessório.  Sem os cabides, fica complicado visualizar o que há no seu armário. Para não ter mais roupas bagunçadas, conte com essa ajudinha extra.
Dicas para organizar usando cabides:
  1. Deixe nos cabides tudo que amassa com facilidade: camisas, saias, vestidos, blazers, casacos etc.
  2. Evite colocar mais de duas peças em cada cabide, principalmente se o material do mesmo for mais frágil. Muitas peças em um mesmo cabide pode deformar o material e dificultar a busca por roupas no armário.

  3. Use cabides de mesma cor e mesmo tamanho. Isso deixa o seu guarda roupa padronizado e afasta aquela sensação de bagunça. Caso você divida o guarda roupa com outra pessoa experimente usar uma cor diferente para cada um, isso pode parecer bobagem, mas cria uma grande diferença na harmonia e no visual do guarda roupa e contribui com a organização.

  4. Mantenha os cabides sempre virados para o mesmo lado. Quando estão dispostos na mesma direção, os cabides ocupam menos espaço no armário e ficam mais simples de manusear.

  5. Os cabides podem ser de plástico, metal ou acrílico. Os cabides de metal são mais finos e economizam espaço no armário, mas algumas roupas podem ficar deformadas neste tipo de cabide. Os cabides de madeira são os mais resistentes. Qualquer que seja o material, avalie sempre se o cabide agüentará o peso da roupa sem quebrar.

  6. Use cabides com fivelas apenas para pendurar roupas que possuem tecidos mais grossos. As fivelas podem deformar materiais mais delicados.
Dica para saber o que você está realmente usando: deixe todos os seus cabides virados para o mesmo lado. A medida que você for usando as peças, vire o cabide para o lado contrário. Depois de algum tempo analise quais cabides que continuam na posição inicial. Por que você não usou esta peça? Essa dica pode ajudar você na tarefa de desentulhar o armário.
Conheça os tipos de cabide e saiba quais você precisa ter em casa:
1.    Cabides com pegador
Estes modelos são ideais para organizar shorts e saias, que em cabides convencionais podem ficar caindo toda hora. Os pegadores podem vir no cabide ou comprados separadamente, são eles que vão dar o suporte necessário para que as roupas fiquem em ordem e sem marcas nas dobras. Os cabides com pegador também são indicados para calças e vestidos tomara que caia.
2.    Cabides anatômicos
Os cabides anatômicos são mais largos e estruturados para não marcar as roupas. Por conta do formato, este tipo de cabide é indicado para camisas, blazers e roupas pesadas de inverno.
3.    Cabides anatômicos com haste
Feitos para armazenar ternos e conjuntos com calças. O volume nas pontas ajuda a não deformar a roupa. Uma versão com pegadores ajuda na organização de tailleurs. A haste serve para pendurar calças.
 4.    Cabides com fenda nas laterais
Este é o modelo mais versátil que temos. Funciona para camisas, blusinhas e vestidos e com pegadores pode funcionar para saias, bermudas e calças também. Este cabide é ótimo para aquele tipo de blusinha que não para quieta, pois as fendas laterais impedem que a peça fique escorregando e caindo.
Para peças delicadas, como as de seda, um cabide flocado é uma boa pedida. Este tipo de material não danifica o tecido da roupa e é mais fino, ocupando pouco espaço no armário.
5.    Cabides de calças
Os cabides de calça funcionam principalmente para tecidos mais finos. Para quem tem pouco espaço em casa, uma solução é usar o cabide com mais hastes. Os modelos com a abertura lateral facilitam a colocação e retirada das calças.
Dica: Para calças femininas, que são menores, use um cabide infantil. Dessa forma as calças não ficam sambando no cabide e ocupam menos espaço no armário.
6.    Cabides para acessórios
Funciona na organização de bonés, cachecóis, lenços e até mesmo chapéus.

7.    Cabides para sapato
Sim! Eles existem! Formam uma sapateira suspensa ótima pra quem gosta de ter os sapatos em ordem. Recomendado para sapatilhas e sapatos de salto baixo. Bom pra quem não tem espaço em casa para uma sapateira comum.
 8.    Cabides para gravatas
Os homens que usam trajes mais formais geralmente possuem muitas gravatas e organizá-las em um tipo de suporte como este facilita a visualização das gravatas e as mantém em bom estado de conservação.

9.    Cabides para cintos
Com um espaço para colocar a fivela, este tipo de cabide ajuda a manter a conservação do cinto por mais tempo e também facilita a visualização.
10. Cabides para lenços
Um cabide com vários buraquinhos para encaixe dos lenços, sem amassar e bem a vista.

11. Cabides para lingerie
Nem sempre temos espaço suficiente no armário para colocar lingeries em cabides, mas para quem tem, este suporte redondo funciona bem na organização das roupas íntimas.
Com estas dicas e modelos de cabide pode ter certeza que o seu guarda roupa vai ficar um brinco de organizado!
Beijos e até a próxima.
Esse post apareceu primeiro aqui
Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais. A consultora tem expertise na área de produção audiovisual - direção de produção, gestão e elaboração de projetos. Atua na organização de escritórios, residências e ambientes digitais. Também presta consultoria para organização pessoal e no trabalho. É credenciada pela OZ, de São Paulo, única instituição no Brasil certificadora do curso de Formação de Organizadores de Residências e Escritórios.

Siga a Gabriela:
Instagram (@gabrielabrasilorganiza)


Aproveite e confira AQUI todos os nossos posts sobre organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com