Como organizar a rotina dos filhos após as férias escolares

escrito por Maggníficas


O clima de férias ainda está a todo vapor mas logo é chegado o momento das crianças voltarem às aulas e sua rotina de estudos, cursos, etc. 



Nossa dica de hoje é para ajudar os papais e mamães de plantão a readequarem o dia a dia dos filhos após as férias! Dessa forma esse retorno às obrigações não será tão impactante ou traumático para eles. Sem contar que quando a agenda dos filhos está em ordem, a agenda dos pais e da casa flui mais facilmente, sobrando tempo livre para curtir os momentos em família, momentos esses que são tão necessários e especiais! Abaixo algumas dicas para ajudar os pais nessa missão:
 
- Acostumem a criança a acordar cedo uma semana antes da volta às aulas, dormir cedo também é muito importante para melhor adaptação das crianças aos novos horários;




- Inicie o contato das crianças com materiais escolares. Tarefas como etiquetar os itens, organizar o que já tem e revisar a lista de compras são ótimos incentivos para motivar as crianças ao retorno escolar;
 
- Converse sobre horários de lição, estudos e sobre responsabilidades de inicio do ano. Mas tudo de forma leve, sem autoritarismo e cobrança. Nessa dica é importante considerar os horários dos pais e/ou funcionários da casa, qual a viabilidade da criança fazer suas tarefas em horários que possam contar com a ajuda de alguém ou que não prejudique a rotina da família;




- É importante que o cantinho do estudo seja um ambiente confortável, iluminado e calmo;
 
- Se a criança tiver atividades extra escolares como esportes, línguas, artes é importante deixar pré estabelecido quais serão os horários, como será o deslocamento deles para as aulas e quem será o responsável por isso, etc.;
 
- Nas férias as crianças não tem muita regra para se alimentar, assim como o sono, e é importante regularizar os horários das refeições.



E o mais importante de tudo é lembrar que os filhos não são robozinhos que cumprem tarefas e horários, tudo deve acontecer com responsabilidade mas também com naturalidade, para que as crianças sintam prazer em cumprir suas tarefas e se sintam bem com sua rotina organizada!

 
Este texto contou com a contribuição da Mayra Brito Fukushima que trabalha com Psicologia e Psicopedagogia de Crianças e Adolescentes em Såo Paulo - SP. 

Maria Paula Cruvinel Monteiro

"Sempre fui apaixonada por organização, em casa a responsabilidade por "dar lugar adequado para as coisas" sempre foi minha. A partir disso comecei a organizar armários e quartos de amigos e familiares, etc. Fiz faculdade de Hotelaria e de Administração de empresas o que contribuiu ainda mais para minha paixão por organização. Nos meus círculos de relacionamentos sou sempre chamada para organizar os armários, ambientes, documentos e malas para viagens. Pensando em usar esse hobbie como profissão me matriculei num curso de organização profissional com certificação da NAPO"

Serviços oferecidos:
- Organização de cozinha, geladeira e despensa
- Organização de armários e closets
- Organização de outros ambientes residenciais e profissionais


 
Cidades que atende:
Em SP: São Joaquim da Barra, Orlândia, Ribeirão Preto, Cravinhos, Sertãozinho, Jardinópolis, Mococa, Cajuru. Em MG: Guaxupé, Muzambinho, Guaranésia.




Formas de contato:
Telefone/Whatsapp: 16-98110-9312
Skype: maria.paula.cruvinel.monteiro
Blog\site: http://fiztrintaeagora.blogspot.com.br/ (não é especifico do tema organização)
Instagram: @mariapaulaorganiza
Twitter: @mariapaula_cm


Aproveite e confira AQUI nossos posts anteriores sobre organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com