Como organizar gastando pouco

escrito por Maggníficas




Todo mundo gosta de ver espaços bem organizados, com caixas e cestos padronizados, rótulos extravagantes e perfeitos, pastas do mesmo tamanho e cor, mas às vezes isso tudo pode sair bem caro e ultrapassar o orçamento. O que eu acho importante de lembrar sempre para os meus clientes e também para as pessoas que convivem comigo é que organização não se trata de ter produtos padronizados e organizadores para tudo. É possível manter um ambiente organizado e bonito gastando pouco SIM!

Então o que devemos fazer quando queremos ter tudo organizado, mas o sonho não está dentro do nosso orçamento? A primeira resposta que me vem a cabeça é: não desista de organizar. É hora de ser criativo e buscar soluções de organização usando o que você já tem disponível em casa ou no trabalho.

Eis aqui os meus conselhos de como organizar gastando pouco:

# O primeiro passo da organização é grátis! Felizmente, o que você pode fazer imediatamente para organizar sua vida é totalmente grátis: desapegar! Livrar-se de tudo que você não usa mais, que não serve mais, que está quebrado ou não combina mais com você ou com sua casa. Apenas isso já transforma os seus ambientes. Livre-se do que não faz mais parte da sua vida, não gaste nada e já sinta o primeiro benefício imediato da organização. 

# Aproveite itens de armazenamento. Muitas vezes a criatividade é a principal aliada da organização. Um recipiente simples de alimento pode se transformar em um ótimo organizador. Use caixas de sapato, latas de café, potes de sorvete. Nossa! Já perdi as contas de tanta coisa que conseguimos organizar usando potes de sorvete. O importante a se lembrar aqui é que a organização parte do pressuposto que cada coisa em sua casa precisa ter um lugar. Objetos que não possuem uma casa para morar costumam ficar espalhados e tendem a acumular junto a outros objetos. 

Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. 
Viu só? Potes de sorvete, forminhas de silicone e um organizador de talheres reaproveitados para organizar objetos pequenos. Use sua criatividade sempre e monte “casinhas” para suas coisas morarem. 

# Identifique tudo. Adicione etiquetas às embalagens ou use um marcador para identificação. Peça para alguém que tenha uma letra bonita te ajudar, ou faça as etiquetas no computador. O importante aqui é fazer uma padronização que deixe o ambiente harmônico e bonito. E claro, prático para se achar o que precisa. Utilizar recipientes que já tem em casa, somando algumas etiquetas padronizadas sai mais barato do que sair comprando caixas e cestas.

# Procure lojas com orçamento amigável. Comprar objetos organizadores também pode ser uma tarefa de garimpo. Nesse caso, muitas vezes a internet é nossa aliada, aqui no Brasil podemos contar com lojas como a Organiza Fácil e a Supermercado Digital, que oferecem bons produtos organizadores a preço acessível. Vale a pena dar uma boa garimpada. 

# Saiba considerar o que vale a pena ser adquirido. Muitas vezes um objeto organizador mais caro faz a diferença. Nesse caso, se você tiver um orçamento suficiente e que não vá te apertar muito, considere adquirir o que você precisa, por vezes o investimento vale a pena. Mas antes de sair comprando organizadores por aí, veja o que há em sua casa que pode ser reaproveitado para organização. 

Tenha em mente sempre que "Feito é melhor que perfeito". Organizar é mais do que possuir objetos bonitos e padronizados. Organização é ter tudo a mão, fácil, prático, como meio de deixar sua vida mais simples. As compras ajudam, mas a organização não depende apenas disso.

Espero que essas dicas sejam úteis a vocês. Boa sorte na organização sem prejudicar o bolso!
Beijos e até a próxima. 


Esse post apareceu primeiro aqui


Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais. A consultora tem expertise na área de produção audiovisual - direção de produção, gestão e elaboração de projetos. Atua na organização de escritórios, residências e ambientes digitais. Também presta consultoria para organização pessoal e no trabalho. É credenciada pela OZ, de São Paulo, única instituição no Brasil certificadora do curso de Formação de Organizadores de Residências e Escritórios.

Siga a Gabriela:
Instagram (@gabrielabrasilorganiza)

Aproveite e confira AQUI todos os nossos posts sobre organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com