Ocupado x Focado - Entenda a diferença

escrito por Maggníficas


Nosso dia tem 24 horas. O meu, o seu, o do chefe, o do surfista, o do empreendedor, o do estudante. O tempo é o único recurso que todos nós possuímos de maneira igual. Ainda assim, insistimos em dizer que “não temos tempo pra nada”. A verdade é que nós não usamos nossas 24 horas da mesma maneira. As pessoas possuem objetivos, prioridades e papéis diferentes. Personalidades diferentes e talentos diferentes também. E se você usa o seu tempo investindo e focando em seus objetivos, parabéns! O nosso dia se torna muito mais produtivo quando aproveitamos bem essas 24 horas focando em nossos objetivos, papéis e prioridades. Com o passar do tempo vemos projetos sendo encaminhados, dívidas sendo pagas, menos horas extras no trabalho, tempo para os amigos, família e namorado(a).
Nós temos tempo pra tudo e conseguimos produzir muito mais quando estamos focados.
Uma das principais diferenças que devem ser percebidas para melhoria da produtividade é que estar ocupado é diferente de estar focado. Você pode estar ocupado em muitas coisas ao mesmo tempo, vendo e fazendo várias tarefas no mesmo minuto, mas a sua mente pode estar em outro lugar, não está centralizada em nenhuma dessas coisas em específico. É aquela história de estar trabalhando e pensando que o aluguel está atrasado e que você não terá tempo para ir ao banco, sabe?

Você está ocupado do momento em que acorda até o momento em que vai dormir, mas ocupado com o que? O que você está fazendo agora que te leva ao encontro de onde você quer estar?

Abre parênteses. Dizem por aí que o caos fortalece a criatividade. Essa eu nunca engoli. Me diga, como que uma pessoa em meio a inúmeras tarefas atrasadas, urgentes, com uma pilha de papéis espalhados, sem controle de seus compromissos, que não encontra nem as suas chaves, pode ser mais criativa? É sempre muito mais difícil ser produtivo em meio a desorganização. Como organizadora, acho que o ato de organizar deixa sua mente e seus espaços mais limpos e eficientes, dando espaço para suas prioridades e força total para a produtividade e o foco. Fecha parênteses.
 

 
O foco é peça fundamental para o sucesso. O foco é o que diferencia o bom empreendedor do mau empreendedor, o amador do profissional, dos que aproveitam bem o seu tempo e dos que aproveitam mal o seu tempo. Pense onde você está agora e onde gostaria de estar, a ponte entre essas duas realidades é o foco.

Ou seja, meu povo, precisamos ser produtivos enquanto estamos ocupados e o caminho é o foco. Quando estiver envolvido em uma tarefa importante, em uma reunião importante, ou mesmo em um evento social, foque. Antes disso:

1. Planeje
Um plano te permite visualizar as ações necessárias para concretização de um objetivo. Te oferece um panorama melhor da sua vida. Isso significa que você perde menos tempo tentando descobrir o que fazer. E isso meu amigo, é um adianto.

2. Organize
Achar documentos facilmente, saber onde localizar referências, responder os seus compromissos e ter o que precisa a mão. Tudo isso facilita o seu dia a dia, dando mais tempo para focar em assuntos prioritários.

3. Defina prazos
Quero adquirir um novo celular. Em quanto tempo?
Quero começar a correr. Quantos kilômetros? Em quanto tempo? O que pode começar essa semana?
Estabeleça um período de tempo em que você se manterá focado, e mantenha o foco até o período terminar. Em pouco tempo os resultados serão visíveis.

4. Evite interrupções
Avise aos demais que você está ocupado. Mesmo com imprevistos, boa parte das ligações que recebemos podem esperar um pomodoro, por exemplo. Feche a porta, coloque um fone de ouvido, diga ao colega que vocês falam sobre aquele assunto em outro momento.

5. Reduza chances de distração
Elas estão por todo lugar. É o Facebook, o Whatsapp, o Instagram, o novo vídeo do YouTube, a geladeira, o cigarro, o seu email. Enquanto você está no seu período de foco, procure se desligar.
Este tem sido um de meus mantras - foco e simplicidade. O simples pode ser mais difícil do que o complexo: é preciso trabalhar duro para limpar seus pensamentos de forma a torná-los simples. Mas no final vale a pena, porque, quando chegamos lá, podemos mover montanhas”
Steve Jobs
Beijos e até a próxima!

Esse post apareceu primeiro AQUI.

Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais. A consultora tem expertise na área de produção audiovisual - direção de produção, gestão e elaboração de projetos. Atua na organização de escritórios, residências e ambientes digitais. Também presta consultoria para organização pessoal e no trabalho. É credenciada pela OZ, de São Paulo, única instituição no Brasil certificadora do curso de Formação de Organizadores de Residências e Escritórios.

Siga a Gabriela:
Instagram (@gabrielabrasilorganiza)

Aproveite e confira AQUI todos os nossos posts sobre organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com