Como se preparar para concurso público

escrito por Maggníficas


Olá pessoal, tudo bem?

Não sei se vocês sabem, mas aqui no blog somos as três servidoras públicas e eu, Carol, além de já ter dado aulas em cursos preparatórios pra concurso, fui concurseira de carteirinha por muito tempo. Volta e meia alguém me pede dicas de como estudar ou comenta o interesse e não sabe por onde começar. 

Então resolvi compilar aqui as dicas do que funcionou pra mim e pra alguns dos meus alunos pra começar a se preparar já!


1) Comece escolhendo a área do concurso pretendido
Ainda que cada concurso traga seu edital com o conteúdo individualizado, algumas matérias são comuns às provas da área. Entre a abertura do edital e a prova você terá no máximo três meses, portanto o ideal é ir se preparando muito antes. Escolha se vai querer cargos no judiciário, na saúde, na educação, como fiscal, etc etc.

2) Invista no português e na leitura

TODOS os concursos tem prova de português e interpretação de texto. E muitas vezes é a maior parte da prova, com até vinte perguntas e talvez, redação. Então, se você não lê nem as legendas das fotos do Instagram, hora de repensar essa atitude.

Busque apostilas, aulas particulares, módulos em cursinho preparatório para a parte de gramática, mas não deixe a leitura de lado. Em pouco tempo você consegue relembrar as aulinhas do ginásio e não precisa estudar tudo pra cada prova. Mas a leitura é fundamental! Treine e treine muito!

Gibis, revistas, artigos da internet, blogs. Adquira o hábito de ler tudo que puder, direitinho, sem pular uma linha, do começo ao fim. Na prova, além de habilidades de leitura, você vai ter pouco tempo da destrinchar textos complexos. É tudo uma questão de persistência.

3) Faça palavras cruzadas e atividades de lógica

Sabe aquelas revistinhas de banca com desafios de lógica? Aquilo é ótimo pra ajudar nas provas que tem questões de raciocínio lógico e matemática.Na maior parte delas, o grande desafio é conseguir transformar o texto do problema em equação numérica. Esses passatempos no ajudam a fazer essa tarefa. E ainda nos ajudam a treinar a resolver problemas em tempos cada vez menores.

4) Faça do conteúdo programático seu roteiro

Todo concurso tem um edital com conteúdo programático, que é a matéria que cai na prova. O ideal é que você leia TUDO pelo menos uma vez. Antes de sair o edital da sua prova, você pode se orientar pelo edital da prova anterior.

Eu gosto de ir riscando com o lápis cada item terminado e só me considero pronta quando está tudo riscadinho.


5) Estabeleça um número mínimo de dedicação semanal

Eu, por exemplo, sempre colocava 10 horas semanais mínimas. Assim, eu tinha que estudar pelo menos duas horas por dia da semana. Se pulasse um dia, compensava no outro ou no sábado. Anote o tempo estudado numa agenda ou caderno pra poder controlar de forma eficaz seu rendimento.

6) Faça pausas curtas a cada 50 minutos

Depois de um tempo,a leitura não rende. Então a cada 50 minutos de estudo (pode usar o alarme do celular), pare, levante, tome um copo d´água, faça um alongamento e retorne. Essa pausa não pode durar mais do que 10 minutos ou você terá dificuldade pra retomar a concentração.

7) Aceite aquilo que vai renunciar

Não é possível se dar bem num concurso sem abandonar suas atividades. A novela, a balada, o fim de semana no rancho, são todas coisas incompatíveis com a preparação pra uma prova que é MUITO mais concorrida que qualquer vestibular. E nem tem todo ano. A não ser que você possa se dedicar somente a isso, vai ter que fazer muitas renúncias. Faça isso com consciência e determinação. Avise os amigos. E não pense em sentir culpa cada vez que recusar um programa. É um sacrifício momentâneo por um bem maior no futuro, como tudo nessa vida.

8) Escolha um dia da semana pra descansar

Tire um dia só pra descansar e se divertir, sem culpa. Eu escolhia o domingo, pra acordar tarde, tomar uma cervejinha com os amigos, passear, ver TV. Mas cuidado com os excessos. Ir dormir às 5 da manhã, bêbada, no sábado pode prejudicar o estudo da semana toda.

9) Abandone o modo multitarefa

Não importa se aos 16 anos você estudasse numa boa com música, televisão ligada e mexendo no computador. Aproveite sua hora de estudo para fazer apenas isso. Desligue tudo que possa distraí-la, inclusive o celular. Pareço minha mãe falando, mas as besteiras do Facebook não pagam as contas! rs

10) Não desanime com os "fracassos"

Se você já prestou vestibular, deve lembrar que ficava abismado com a relação candidato por vaga de cursos de medicina em faculdades públicas. Concurso e muito mais difícil. A relação candidato/vaga em alguns cargos passa dos milhares, não tem todo ano e você não é mais tão jovem nem pode se dedicar só a isso. Então a chance de passar logo de cara é bem menor.

Concurseiros prosperam na persistência. Alguns começam em concursos menores, e vão buscando cargos melhores como numa escada. Outros miram no cargo dos sonhos e passam anos se preparando pra ele. Nos dois casos, enfrentarão resultados desanimadores.

Mas sempre haverão outras provas, outros concursos e quem quer mesmo seguir esse caminho deve respirar e recomeçar a cada novo edital. Alguém tem que passar. Esse alguém pode ser você. Basta não desistir!

Bons estudos e boa sorte!

Imagens: Achei no Google



Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com