Como organizar as fotografias

escrito por Maggníficas


Você também é apaixonado por fotografias?


Apesar do advento da tecnologia com a expansão das fotos digitais e o surgimento dos diversos aplicativos de fotos, você ainda tem pilhas e pilhas de fotos impressas? Então se prepare para organizar as suas fotos e aprender como cuidar delas!

Antes de armazenar as fotos é importante filtrar quais deverão ser realmente guardadas, aquelas sem foco, manchadas, ou que trazem lembranças ruins devem ser descartadas imediatamente!

Caso encontre alguma foto importante e única (dessas da era não digital que você não tem mais o “filme”), é importante procurar um restaurador e recuperar a fotografia, e depois digitalizá-la antes de guardar!


Identificar as fotos também é muito importante, assim não dependemos da memória (que pode nos deixar na mão) e também podemos deixar a informação disponível para as futuras gerações, afinal toda família tem sua história contada através das fotos.

É importante etiquetar ou escrever com canetas específicas para não marcar o outro lado da fotografia. Dados como data, local e pessoas que estão na foto devem estar anotados.

O próximo passo é partir para a organização em si. Separe as fotografias por ano ou membros da família e invista em caixas específicas ou álbuns. O segredo é criar categorias das quais você vai se lembrar quando chegar a hora de procurar alguma fotografia. Se utilizar alguma fotografia em porta retratos ou para presentear alguém, lembre-se de fazer uma cópia para deixar armazenada.


Depois de identificadas, organizadas e arquivadas as fotos, alguns cuidados deverão ser tomados:
Temperatura, umidade e luz podem prejudicar as fotos, então procure guardar as caixas ou álbuns em locais secos, frescos e longe da luz solar;

- Cuide para que as fotografias emolduradas em uma parede ou em porta retratos não recebam a luz direta do sol, se não for possível proteger totalmente, use persianas e cortinas para controlar a luz;

- Evite armazenar fotos em porões ou sótãos, onde as temperaturas e umidade são bastante variáveis;

- Alguns plásticos de álbuns e caixas que não são livres de ácido podem liberar vapores nocivos que causam danos de forma permanente às fotos. Verifique no rótulo se os plásticos são polipropileno, polietileno, e triacetato de celulose, estes são alguns dos considerados plásticos seguros.

- Ao manusear as fotos tome cuidado para não passar oleosidade das mãos para a fotografia e evite colocar clipes ou grampos que podem enferrujar;

Organizar fotos pode ser um bálsamo para a alma, rever boas lembranças, reviver histórias e compartilhar esses momentos com a família e os amigos pode ser muito interessante! Reúna seus familiares e eleja um dia para essa tarefa tão agradável.

E como diria Leoni:
O que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia
As cores, figuras, motivos
O sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos
E afeto em frente ao mar.


Maria Paula Cruvinel Monteiro

"Sempre fui apaixonada por organização, em casa a responsabilidade por "dar lugar adequado para as coisas" sempre foi minha. A partir disso comecei a organizar armários e quartos de amigos e familiares, etc. Fiz faculdade de Hotelaria e de Administração de empresas o que contribuiu ainda mais para minha paixão por organização. Nos meus círculos de relacionamentos sou sempre chamada para organizar os armários, ambientes, documentos e malas para viagens. Pensando em usar esse hobbie como profissão me matriculei num curso de organização profissional com certificação da NAPO"

Serviços oferecidos:
- Organização de cozinha, geladeira e despensa
- Organização de armários e closets
- Organização de outros ambientes residenciais e profissionais

Cidades que atende:

Em SP: São Joaquim da Barra, Orlândia, Ribeirão Preto, Cravinhos, Sertãozinho, Jardinópolis, Mococa, Cajuru. Em MG: Guaxupé, Muzambinho, Guaranésia.


Formas de contato:
Telefone/Whatsapp: 16-98110-9312
Skype: maria.paula.cruvinel.monteiro
Blog\site: http://fiztrintaeagora.blogspot.com.br/ (não é especifico do tema organização)
Instagram: @mariapaulaorganiza
Twitter: @mariapaula_cm


Aproveite e confira AQUI nossos posts anteriores sobre organização.


Um comentário:

  1. Estou de mudança e qdo fui olhar, já havia perdido um monte de fotos, muitas por má conservação, me partiu o coração. Vou usar essas dicas a partir de agora.

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com