Como tornar a sua semana mais produtiva

escrito por Maggníficas


Vamos começar com um pouco de matemática. Uma semana tem sete dias ou 168 horas. Quem trabalha durante 8 horas por dia, durante 5 dias por semana, soma 40 horas de trabalho. Se fica pelo menos 2 horas no trânsito em todos esses dias úteis, usa mais 10 horas. Se realiza exercícios físicos 3 vezes na semana durante 1 hora, usa mais 3 horas da sua semana. Se fica 2 horas por dia resolvendo pequenas tarefas como ir ao banco, supermercado, posto de gasolina, farmácia, reunião na escola do filho, entre outras coisas, gasta pelo menos mais 10 horas. Se dorme 8 horas por noite (o suficiente para uma boa noite de sono), gasta durante uma semana 56 horas.

Somando essas horas todas temos: 119. E as outras 49 horas? Bem, se uma pessoa tem uma rotina como essa acima, ela ainda pode se dedicar a ter mais pelo menos 10 horas estudando algo que goste, tem tempo para ficar com sua família e amigos, fazer as refeições com tranqüilidade e tem brechas para lidar com emergências. 

O primeiro exercício a se fazer para ter uma semana mais produtiva é colocar na ponta do lápis o tempo que você utiliza nas suas tarefas semanais. Some: 

1. Tempo para dormir;
2. Tempo para refeições (incluindo fazer a refeição);
3. Tempo para deslocamentos (casa-trabalho-faculdade-outros);
4. Tempo para trabalhar;
5. Tempo para lazer;
6. Tempo para estudos e leituras;
7. Tempo para hábitos de higiene;
8. Tempo para exercícios físicos.

Ao fazer essa pequena soma, você vai ter um panorama de quanto tempo na semana você precisa para realizar as suas prioridades. Some a este tempo aqueles compromissos que já estavam marcados (entrevista para um freela, consulta no dentista, almoço com os pais, etc). E inclua atividades que são prioritárias na sua vida. 


O próximo passo é realizar um planejamento semanal. Veja quais são as ações que pode realizar para levar seus projetos a frente e quais podem ser realizadas durante esta semana. Muitas vezes um projeto está parado porque a primeira ação não foi realizada. Marque na sua agenda e encare como um compromisso que não pode ser adiado. É incrível como as coisas fluem quando passamos a encarar as tarefas dessa maneira. 

Geralmente eu prefiro fazer meu planejamento semanal no domingo. Visualizar as suas tarefas no início da semana deve ser inspirador, e a revisão no final da semana recompensadora. E para chegar a essa recompensa, o segredo é a prática. Aqui vão algumas dicas para você ter uma semana mais produtiva: 

1. Acorde cedo. 
Quando você levanta cedo o seu dia rende mais. E quando uma segunda feira rende, é inspiração pra semana inteira. Aproveite que acordou cedo e use 5 minutinhos pra arrumar a cama, não custa nada. 

2. Prepare uma boa playlist de músicas. 
Escute na segunda feira de manhã enquanto você realiza suas primeiras tarefas, seja a caminho do trabalho, na hora do café. Não sei explicar o porquê de deixar o seu dia muito melhor, mas vai por mim, funciona.  

3. Se alimente bem. 
Você é o que você come. Trate o seu corpo bem e ele terá energias para te acompanhar em todos os momentos sem te deixar na mão. 

4. Sujou, lavou. 
Lave a louça depois de cozinhar, lave o copo depois de tomar água, limpe a pia depois de escovar os dentes. Ambientes limpos e organizados deixam nossa mente mais tranqüila. 

5. Alimente sua agenda. 
Use sua agenda, anote todos os compromissos que surgirem, tenha uma caixa de entrada para coletar as informações, processe essas informações. Não confie na sua memória. Deixe a agenda lembrar as coisas pra você. 

6. Deixe a mão o que você precisa no seu dia-a-dia. 
No seu carro, na sua bolsa, na mochila, na mesa de trabalho: tenha os materiais que usa com freqüência sempre por perto. 

7. Separe 15 minutos por dia para dar uma organizada na casa. 
Pegue um saquinho de lixo, saia pela casa procurando o que não presta, jogue no lixo. Mantenha as coisas em seu lugar. Passe uma vassoura ou aspirador de pó. Dessa forma você mantém a casa sempre arrumada. 

8. Não procrastine. 
Resolva as coisas ao invés de postergá-las. Se durar menos de 5 minutos, faça já! Se demorar, anote na sua caixa de entrada para processar essa informação posteriormente. 

9. Leia mais. 
30 minutinhos por dia. Já faz diferença. 

10. Ligue para alguém importante. 
Pense em alguém que é importante pra você e que você não fala há algum tempo. Ligue pra ela. A sua semana e a semana dessa pessoa vai ficar muito mais agradável. 

11. Faça exercícios. 
30 minutos por dia. O seu corpo agradece. 

12. Faça uma revisão no final da semana. 
Veja o que cumpriu do seu planejamento semanal. Se presenteie com os resultados positivos, tente aprender com o que não funcionou e tente novamente na próxima semana. 

13. Aproveite o seu tempo. 
Pare de reclamar que não tem tempo e aproveite o tempo que você tem. A ordem dos fatores altera e muito, o resultado. 

E no mais, simplifique!


Esse post apareceu primeiro AQUI



Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais. A consultora tem expertise na área de produção audiovisual - direção de produção, gestão e elaboração de projetos. Atua na organização de escritórios, residências e ambientes digitais. Também presta consultoria para organização pessoal e no trabalho. É credenciada pela OZ, de São Paulo, única instituição no Brasil certificadora do curso de Formação de Organizadores de Residências e Escritórios.

Siga a Gabriela:
Instagram (@gabrielabrasilorganiza)


Aproveite e confira AQUI todos os nossos posts sobre organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com