Como se organizar pra fazer uma atividade física

escrito por Maggníficas


Ano passado eu estava seguindo a risca uma rotina de exercícios. Com as férias prolongadas em Brasília, viagens a trabalho, carnaval, entre outras coisas, eu acabei perdendo o ritmo e parei durante um bom tempo de me exercitar. É claro que o meu corpo sentiu e nas últimas semanas venho tentando reorganizar a minha rotina para caber a atividade física de novo.

Eu sou uma pessoa muito ativa, caminho bastante, mas não tenho a menor paciência pra academia. Então quando resolvi voltar a me exercitar, procurei atividades que eu sinto prazer em fazer. Sinceramente, não há fórmulas mágicas a se seguir quando falamos de organização para praticar exercícios. No fundo se trata de conseguir um tempo no seu dia para fazer isso e não faltar o treino.

Eu percebi que mesmo com o dia corrido, posso acordar uma horinha mais cedo para me exercitar, pois fazendo isso eu tenho muito mais pique para encarar o restante do dia. Praticar atividades físicas deixa a nossa mente e corpo saudáveis, a gente se sente mais bem disposto e por isso, ficamos mais produtivos.


Então vale a pena separar um tempinho na rotina diária para alguns exercícios. Para me ajudar nessa organização, estou usando o aplicativo do Medida Certa. O treino que foi sugerido é bem condicente com o que eu fazia antes e com as atividades que gosto de fazer: corridas e caminhadas ao ar livre e outras atividades aeróbicas. Como o meu objetivo é o de manter peso e saúde, eu tenho um treino leve, mas o aplicativo também dá dicas para quem quer perder peso, ganhar massa muscular e etc.

 Para organizar uma rotina de exercícios, veja essas dicas:

# Comece procurando um médico e um nutricionista. Avalie suas necessidades e siga uma boa dieta.

# Defina quanto tempo você pode disponibilizar para se exercitar. Não esqueça dos tempos de alongamento no início e final do treino. Defina também se o treino é diário ou apenas algumas vezes na semana.

# Defina quais exercícios farão parte da sua rotina. Você terá muitas opções, então tente analisar as atividades que te dão mais prazer, que mais se adequam ao seu objetivo (emagrecer, manter o peso, ganhar massa muscular, etc) e também ao seu tempo. Exercícios como caminhada, corrida, natação, bicicleta e pular corda podem ser incluídos na sua rotina de forma intercalada, 3 vezes por semana, por exemplo.

# Faça da atividade física um compromisso inadiável. Disciplina é fundamental para que seu planejamento dê certo. Lembre-se da sua motivação e vá para academia! A medida que você vai praticando atividades físicas o seu corpo fica “viciado” e depois de um tempo você não quer mais ficar sem aquela serotonina diária.

 # Comece devagar. Vá fazendo treinos leves e aumentando o ritmo aos poucos. Isso ajuda a construir o hábito e tornar o exercício mais prazeroso.

# Faça exercícios próximo a sua casa. Isso evita a preguiça de levantar do sofá pra ir a academia.

# Mantenha uma mochila ou bolsa de academia pronta e organizada, com tudo o que você precisa para ir praticar suas atividades. Isso economiza um bom tempo no seu dia.

# Tenha uma companhia para fazer atividades físicas. Muita gente gosta de treinar sozinho, apenas com o iPod ligado e a música alta nos ouvidos. Pra quem está começando, principalmente a correr, acho companhia fundamental, assim um pode estimular o outro a continuar se exercitando sempre. A atividade física nos traz inúmeros benefícios. Quando estou me exercitando, penso que estou investindo na minha saúde e na minha qualidade de vida e essa é a minha motivação.

Descubra a sua motivação, organize-se, tenha disciplina pra manter sua rotina de exercícios e bom treino! Beijos e até a próxima. 

Esse post apareceu primeiro AQUI

Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais. A consultora tem expertise na área de produção audiovisual - direção de produção, gestão e elaboração de projetos. Atua na organização de escritórios, residências e ambientes digitais. Também presta consultoria para organização pessoal e no trabalho. É credenciada pela OZ, de São Paulo, única instituição no Brasil certificadora do curso de Formação de Organizadores de Residências e Escritórios.

Siga a Gabriela:

Instagram (@gabrielabrasilorganiza)


Aproveite e confira AQUI todos os nossos posts sobre organização.



Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com