Conservação e limpeza dos nossos amados sapatos

escrito por Maggníficas


Sapatos são uma paixão para milhões de pessoas, certo? E que tal aprender a limpar e conservá-los da maneira correta para que durem mais? Prontas? Então vamos lá:
Dicas gerais
• Pés e sapatos sempre bem limpos e secos
• Nunca guardar os sapatos sujos
• Deixar arejar algumas horas antes de limpar
• Paninho limpo e seco para tirar a poeira
• Separe uma esponja dupla face para a limpeza: parte áspera para limpar a sola e a parte macia para limpar por dentro
• Sempre secar à sombra
• Evitar usar o mesmo calçado por 2 dias seguidos, pois os pés transpiram. O uso contínuo pode causar o terrível “chulé” (e não queremos isso, certo?)
• Para evitar odores desagradáveis use talco ou spray antisséptico. Outra opção é polvilhar bicarbonato de sódio dentro dos sapatos (absorve umidade e neutraliza odores)
• Nas sapateiras, use saquinhos de tule com canela em pau, bola de cedro ou cravo da índia (neutraliza odores e espanta insetos, como traças)
• Evite o uso de caixas de papelão para organizar os sapatos. Além de reter umidade a celulose é alimento de traça. Prefira caixas de plástico ou saquinhos de TNT. Botas devem ficar com o cano sempre reto para não deformar (use EVA enrolado ou “macarrão” de piscina)

Camurça/Veludo
Faça a limpeza usando uma escovinha com cerda de metal ou palha de aço (sempre no mesmo sentido/direção). Para retirar possíveis fiapos, utilize um pano limpo e seco.
Manchas: em cores claras, utilize borracha escolar branca para remover. Proceda com a limpeza.
Lama: espere secar e limpe normalmente.
Manchas antigas: escovinha com água morna (último caso).
Hidratação (ideal a cada 2 meses): fazer uma pastinha com 1 medida de condicionador de cabelo (transparente ou branco) + 3 medidas de água.
Chinelos
Quanto mais claro, maior a chance de encardir. O ideal é manter os chinelos sempre limpos. Uma ótima alternativa é lavá-los durante o banho. Água morna e sabão podem ser o suficiente para mantê-los limpos. Se estiver muito sujo, lave-os com escova macia, água e sabão/detergente neutro.





Couro
A limpeza do couro deve ser feita apenas com um pano limpo e seco.
Hidratação (ideal a cada 2 meses): passar um hidratante de couro com ajuda de um pano. Esperar secar e pronto!
Em caso de mofo, esfregue as manchas com vaselina líquida, glicerina ou vinagre de álcool branco. Finalize com pano limpo e seco.




Galochas
Sujeira leve: esponja úmida com detergente neutro. Lave a esponja e passe novamente para retirar os resíduos.
Sujeira impregnada: misture 1 colher de bicarbonato de sódio em 1⁄2 xícara de água morna e passe com uma esponja macia. Em seguida lave com água e detergente neutro.






Pantufas
Em geral podem ser lavadas na máquina, mas a limpeza manual, com água e sabão neutro, preserva melhor.







Rasteirinhas/Sandálias
Nunca lavar. Passe um pano para tirar a poeira. A sujeira e suor podem ser limpos com álcool em gel (limpa e desinfeta).









Tênis
Não deixar meia usada dentro do tênis para evitar mau odor. Lavar em água corrente com uma escova macia. Utilize água fria e sabão/detergente neutro. Não utilizar água sanitária e/ou alvejantes. Não colocar na máquina de lavar e secar.





Verniz
Limpar com pano limpo e seco.
Hidratação (ideal a cada 2 meses): vaselina líquida. Lustra com um pano e pronto!
Para evitar riscos entre um pé e outro do sapato, proteja um deles com uma meia de nylon limpa.




Espero que tenham gostado das dicas e as coloquem em prática!
Conhece mais algum truque? Divida conosco nos comentários abaixo ;)
Obrigada pela visita!
Tatiana França - Personal Organizer
Cidades que atende: Baixada Santista, São Paulo e ABC
Formas de contato:
Celular: 13 99128-7566
Cel/Whatsapp: 13 99731-1188
Instagram: organizeeharmonize
Skype: tatty79
Biografia: Sou uma pessoa organizada desde criança e nunca pensei que a Organização seria minha paixão e profissão um dia. Sou formada em Contabilidade e Programação Neurolinguística. Essas duas áreas, com certeza, fizeram com que eu me tornasse uma profissional melhor. Sou associada da ANPOP Brasil - Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade e sou proprietária da Organize e Harmonize. Meu trabalho é encontrar soluções personalizadas para deixar qualquer espaço organizado e tornar a vida das pessoas mais leve e feliz. Uma vida organizada é, com certeza, uma vida mais Harmoniosa.
Serviços oferecidos:
* Organização de Residências, Home office
* Organização para Recém-casados
* Organização de mudanças e novas residências
* Organização Pessoal
* Consultoria de Organização Residencial
* Treinamento de funcionários e Gestão Doméstica



Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com