Compromissos, tarefas e projetos: entenda a diferença

escrito por Maggníficas


Compromissos, tarefas e projetos não são a mesma coisa. Muitas vezes as pessoas tem dificuldade para se organizar por não saber a diferença entre esses três tópicos. E saber delinear bem quais são seus compromissos, tarefas e projetos é fundamental para começar a se organizar.


Entenda a diferença:

Compromissos são atividades que possuem tempo determinado para início e fim, com data e hora certas. São as consultas marcadas, as reuniões, as aulas com horário fixo. Esses eventos devem compor a sua agenda diária.  Deixe para anotar na agenda apenas os compromissos. Se possível, marque o tempo de duração do mesmo.

Projetos são compostos de duas ou mais ações e recursos necessários para concluir uma tarefa que não é rotineira e nem um compromisso com data e hora definida. Na verdade, os projetos possuem um deadline, um prazo para conclusão. Tenha cuidado para não confundir projetos com metas. Metas estão relacionadas aos seus objetivos de vida principais, relevantes, que constituem seu sonho. O projeto geralmente ocupa um lugar nas etapas para concretização de um objetivo.  Para entender o projeto você precisa saber a qual objetivo ele está conectado. Quanto mais especificado e detalhado for o projeto, mais fácil fica a execução de tarefas.



Tarefas compõem sua lista de atividades necessárias para conclusão de um projeto. As tarefas devem ser baseadas em ações físicas, que estimulem a realização fácil da mesma. Por exemplo:
- Ligar na Universidade Estadual para perguntar a data de entrega para projetos de mestrado;
- Passar no supermercado na volta do trabalho para comprar frutas: maçã, pêra, mamão e banana.
- Ligar para Tia Ana e dar os parabéns pela promoção que ganhou.

As tarefas devem ser claras e objetivas, para que quando você a encontre na sua lista, ela não seja adiada. Tente indicar sempre o status da tarefa: Não iniciado, em execução, cancelada, aguardando retorno e completa. É importante que você cumpra as suas tarefas no período estipulado, para conseguir finalizar a tempo e com sucesso os seus projetos.

Assim fica bem mais simples de fazer um planejamento pessoal e de trabalho, não é?

Beijos e até a próxima. 


Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais. A consultora tem expertise na área de produção audiovisual - direção de produção, gestão e elaboração de projetos. Atua na organização de escritórios, residências e ambientes digitais. Também presta consultoria para organização pessoal e no trabalho. É credenciada pela OZ, de São Paulo, única instituição no Brasil certificadora do curso de Formação de Organizadores de Residências e Escritórios.

Siga a Gabriela:

Instagram (@gabrielabrasilorganiza)

Aproveite e confira todos os nossos posts sobre organização: 

--



Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com