Você sabe como fazer o backup dos dados do seu celular?

escrito por Maggníficas


Quem já passou pela dor de perder todos os contatos, fotos e informações de seu smartphone, sabe que fazer um backup frequente é tarefa de extrema importância. Muitas pessoas não fazem cópias de segurança de sua agenda, calendários, tarefas, fotos, áudios, vídeos e contatos. Então se o aparelho quebrar, for roubado ou perdido, as informações vão para o espaço.

Recuperar dados perdidos dá um trabalho danado, e por que marcar bobeira, em meio a tanta tecnologia disponível que temos? Existem inúmeros procedimentos para salvar os dados dos aparelhos, incluindo aplicativos, o próprio sistema do aparelho, serviços da operadora e também sincronização com servidor de email.

Algumas pessoas fazem essa sincronização diariamente. Eu costumo fazer uma sincronização semanal e vem funcionando bem.



Confira algumas dicas para fazer o backup dos dados do seu celular:


Fabricantes de celular


APPLE: Para salvar os dados de um iPhone basta sincronizá-lo usando o software gratuito iTunes ou fazer um backup via iCloud.

BLACKBERRY: É preciso instalar o BlackBerry Desktop Manager, software de sincronização, atualização e backup. Vide pré-requisitos de hardware no CD ou no site da RIM (www.rim.com) na seção de softwares, em “BlackBerry Desktop Softwares”. A descrição detalhada do procedimento de backup está em tinyurl.com/l2u2lt.

LG: O software para backup e sincronização é o PC Suite, que vem no kit do celular. Após instalá-lo é preciso informar o modelo do aparelho e a rede de telefonia do celular (GSM, CDMA ou WCDM).

MOTOROLA: Celulares com cartão de memória podem ser conectados a um PC pelo cabo mini ou micro USB e o sistema passará a olhá-lo como um pendrive. Para compromissos, contatos ou transferência de arquivos de mídia a ferramenta é Motorola Phone Tools. No caso dos smartphones com o sistema Windows Mobile, use as ferramentas ActiveSync e Mobile Media Center. No portal MyMoto (mymoto.com.br) aprende-se a configurar o telefone para copiar fotos e sincronizar compromissos e contatos do telefone com a internet, usando a rede de sua própria operadora. Essa opção depende da conexão de dados. Perguntas e respostas mais frequentes podem ser vistas em tinyurl.com/nnpn29 , buscando por palavras-chave, como “agenda”, “sincronização” ou “backup”.

NOKIA: Visite tinyurl.com/nxmrxy , selecione o modelo e baixe o Nokia PC Suite. Conecte o telefone ao PC via cabo USB ou Bluetooth e selecione a opção “backup de dados”. Pode-se backupear/recuperar dados num pacotão inteiro ou seletivamente (contatos, calendário, mensagens, dados do cartão de memória, configuração e memória interna).

PALM: Leia os procedimentos para sincronização de dados e backup dos seis modelos de smartphones da Palm (Treo Pro, Palm Centro, Treo 750, Treo 700, Treo 680 e Treo 650) emtinyurl.com/m3xvd4.

SAMSUNG: O aplicativo PC Studio vem no CD do kit básico. No caso de smartphones, o sincronismo é automático quando o equipamento dispõe de plataforma Windows Mobile.

SONY ERICSSON: O programa básico para backup/restauração é o PC Suite, que vem com o CD de instalação e pode ser baixado em tinyurl.com/kjmo2z , bastando selecionar o modelo.

Operadoras de telefonia celular


CLARO: A Claro tem uma solução universal, que pode ser utilizada em qualquer modelo de aparelho, para backup da agenda de contatos do SIM Card, que é o Claro Contatos. Para acessá-lo, basta clicar no Menu Claro do celular. Além disso, o serviço também é acessível no site www.claroideias.com.br, dentro da seção Facilidades.

NEXTEL: A empresa oferece o serviço Nextel Backup, mas apenas para salvar a lista de contatos. Neste serviço o usuário não precisa de cabos de conexão, basta apenas possuir o serviço ativado.

OI: Com o serviço Oi Agenda, o cliente da Oi pode reaver seus contatos a qualquer momento após mudar ou perder o Oi Chip. No menu do aparelho, acesse a opção Mundo Oi, Serviços Oi e clique na opção Atualizar. Durante a cópia da agenda, todos os números que estão no Oi Chip são transferidos para o site www.oi.com.br/oiagenda.

TIM: O serviço TIM Agenda permite salvar, recuperar ou editar suas agendas via web. Pelo sitewww.tim.com.br, o cliente pode acessar a sua agenda armazenada, assim como editar, apagar, inserir novos contatos e enviá-los para o seu TIMChip.

VIVO: Oferece o serviço Vivo Agenda, que sincroniza apenas os contatos gravados no SIM Card. Pode-se também sincronizar via SyncML ou cabo USB, abrangendo dados do Outlook, calendário, contatos, emails e tarefas. Não há assinatura do serviço. Não deixe de conferir no seu servidor de email as formas de backup. No Gmail, por exemplo, há a opção de importar dados que vieram do celular. No caso do iPhone, você exporta um arquivo vCard que contém todos os seus contatos, importa para o Gmail e pronto, contatos salvos!

 Beijos e até a próxima. 

Esse post apareceu primeiro AQUI

Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais. A consultora tem expertise na área de produção audiovisual - direção de produção, gestão e elaboração de projetos. Atua na organização de escritórios, residências e ambientes digitais. Também presta consultoria para organização pessoal e no trabalho. É credenciada pela OZ, de São Paulo, única instituição no Brasil certificadora do curso de Formação de Organizadores de Residências e Escritórios.

Siga a Gabriela:

Instagram (@gabrielabrasilorganiza)


E você, tem o hábito de fazer backup dos seus dados? 
Nos contem aqui, na nossa Fan PageTwitter ou Instagram!


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com