Viajando: Brotas/SP

escrito por Alinne Rosa


Olá, meninas!

Esse final de ano, pela terceira vez, eu estive em Brotas.


A cidade é mundialmente conhecida por suas cachoeiras e corredeiras, pela prática de esportes radicais, como rafiting, rapel, caiaque e arvorismo, e também pelo ecoturismo.


E eu gostaria de compartilhar com vocês os lugares que eu visitei e que acho que vale a pena conhecer se forem a Brotas. Infelizmente vou ficar devendo muita coisa pra vocês, seja pela falta de tempo ou por falta de coragem (rs).






Pra começar, o que não pode faltar na sua mala:

- protetor solar;
- repelente de insetos;
- tênis velho, que possa ser molhado e não tenha problema de sujar;
- roupas leves, que sequem rápido, e roupa de banho;
- boné ou chapéu;
- meias velhas de algodão (porque algumas podem ficar imprestáveis depois);
- mochila para levar uma troca de roupa, um chinelo, protetor solar e repelente, toalha e água durante os passeios.





Onde comer
Restaurante Malagueta
Pratos deliciosos, bem servidos. Sugestão: filé a parmegiana!




Brotas Bar
Meu favorito!
O Restaurante tem uma grande variedade de opções para comer: risotos, grelhados, massas, lanches, diversas entradas e sobremesas, tudo muito saboroso.
Eu recomendo para comer as fritas especiais da casa com três molhos (barbecuerosè e três queijos), bolinhos de carne seca com abóbora, risoto de carne seca com abóbora, petit gateau e brigadeiro de colher.
Ao lado você ainda encontra o "Empório Di Vino", onde pode adquirir diversos produtos importados, petiscos, bebidas, além da Cerveja Brotas.



Boa e com preço justo! Ótima opção de jantar, ambiente agradável.






Passeios

Areia que Canta
Para mim, o melhor passeio de Brotas (veja bem, aventura não é comigo!). A paisagem é linda!
Uma fonte de água cristalina brota em meio a areia de quartzo que ao ser friccionada emite um som semelhante a um canto (ou a uma cuíca rs).







Depois você pode fazer uma trilha para chegar a lindas corredeiras, onde pode fazer escorrega natural, banhar-se em piscinas e pequenas cascatas formadas entre as pedras.







Recanto das Cachoeiras
O Recanto das Cachoeiras é um dos sítios turísticos mais visitados de Brotas, devido a sua proximidade com o centro e ao mix de atividades que possui, e oferece arvorismo (o único da cidade em meio à mata), cavalgada, tirolesa, rapel panorâmico, trilha da Pedra Branca e Off Road, além de completa infraestrutura: vestiários, lanchonete, restaurante, piscina, playground e estacionamento.
Para quem prefere ecoturismo, pode visitar as cachoeiras da Roseira e de Santo Antonio (com trilhas moderadas), as corredeiras, os animais de fazenda e o mirante.



Cachoeira Santo Antônio




Cachoeira Roseira

Parque Aventurah
Se você, como eu, gosta de aventura de forma moderada, sem grandes sobressaltos, é uma boa dica de passeio.
O parque reúne diversas atividades em um só lugar: arvorismo, tirolesa, canoagem, cachoeirismo e rapel, tobolago, paintball, arco e flecha, aquaball, pesque e pague, slacklineskiboatrafiting, boia cross, cachoeira, trilha, wakeboardkneeboardhidrospeed e bungee jump.
Eu, que não sou muito chegada a grandes emoções, me diverti bastante no parque:


Tirolesa


Skiboat


Kneeboard 

Hospedagem
Pousada Frangipani
Muito bonitinho e com ótima infra-estrutura, é perfeita para casais (lá somente aceitam adolescentes a partir de 14 anos), cercada de muito verde, com piscina, bar, restaurante, redário, academia, piscina aquecida, sauna, salão de jogos e sala da TV.
A 7km da pousada a gente ainda encontra o Brotas Zen, um bistrô muito charmoso, que funciona às sextas e sábados, com cardápios refinados e deliciosos, desenvolvidos por uma chef e que mudam todo mês. O menu degustação conta com cinco pratos surpreendentes.
O local ainda conta com uma cachoeira, cuja visitação é privativa dos hóspedes da Frangipani.















Recanto Alvorada Eco Resort
Considerado pelo Guia Quatro Rodas Brasil 2012, pelo décimo ano consecutivo, como o melhor hotel fazenda da região de Brotas, esse Eco Resort conta com 180.000m2 de natureza, entre campos, bosques, pomares e lagos.
O grande diferencial deste hotel é a ampla estrutura de lazer, composta por cinco piscinas, toboágua no lago, fitness center, mini golfe, quadra de tênis, trilhas, passeio a cavalo, dentre outros.











Outros

Shopping Território do Calçado em Jaú



E já que estamos em Brotas, que tal visitar uma cidade que fica a cerca de 55Km de distância: Jaú, conhecida como a Capital do Calçado Feminino? O Shopping Território do Calçado tem mais de 140 lojas e conta com infraestrutura completa: praça de alimentação, amplo estacionamento, caixas eletrônicos, diversão para as crianças, etc.


Mas aqui vai uma dica: tem que pesquisar pra não comprar sapatos caros, que não compensariam a viagem. Eu me limitei ao máximo de R$ 50,00 por par e, da primeira vez que fui, saí de lá satisfeitíssima com quatro pares novos de sapatos e apenas R$ 180,00 gastos.





Ufa, ficou um pouco compridinho, né? Mas espero não tê-las cansado e que tenham gostado das dicas...


Quem passar por lá conta pra gente, tá?


Fotos: arquivo pessoal, site do Brotas BarMundo das tribos e blog Trilha da Ilha






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com