Afinal, qual meu manequim?

escrito por Carol Caran


Olá meninas!

Eu estava arrumando minhas coisas esses dias e comecei a prestar atenção na variedade de manequins que tenho no meu guarda-roupa. Não, não estou falando daquela mania de gordinho de manter calças do 42 ao 54 por causa do efeito sanfona - efeito que eu não tenho já que praticamente só engordei até começar minha RA... rs. 

São roupas que estou usando atualmente, que visualmente tem o mesmo tamanho, mas etiquetas que indicam manequins diferentes.


A calça flare branca da Riachuelo e a calça azul da Júlia Plus são tamanho 52 (a última bem conhecida por fazer tamanhos pequenos. Nas boas lojas virtuais sempre indicam pegar um manequim a mais).


A Flare da Yessica para C&A e a da Lunender são manequim 50.


A calça reta nude da Tan Tan e a de linho (que foi uma pantalona e eu adaptei para uma flare meio folgado) da Ducci Modas são tamanho 46.

Ainda tenho uma de linho da Program tamanho 48 mas não usei recentemente e não tinha foto pra postar. rs

Ou seja, em tese, eu uso do 46 ao 52 no mesmo mês, sem mudar um quilo ou um centímetro de medida.

Essa falta de padronização de manequins já foi objeto de reclamação da gente e outras blogueiras algumas vezes. Não é um grande drama, mas em tempos de compras online seria de imaginar que é interessante uma padronização de forma a estimular o consumidor a comprar roupas sem medo.

Eu, pessoalmente, já me acostumei a identificar o que me serve ou não no "olhômetro" e sinceramente não dou a mínima pro que está escrito na etiqueta. Mas nos meus longos anos de prática com constrangimentos e tristezas no provador, quando eu me recusava a comprar uma calça 48 quando meu manequim era 44 e sempre saia deprimida de compras, eu me perguntava qual a vantagem que uma confecção via em fazer peças menores com manequins maiores.

E nossas leitoras por todo lado, sempre reclamam que tem medo de fazer compras em lojas virtuais e não acertarem o tamanho. E convenhamos, "tamanho GG plus veste cintura 95 a 105" não é muito prático nem inspira confiança. O lugar onde fica minha cintura nem é o mesmo que indicam nas tabelas de medidas!

E finalmente, "PP, P, M, G, GG, EG, EXG, GGXX, XYZ" não significam absolutamente nada! rs

Minha sugestão: grifes e confecções, uni-vos! Criem uma padronização e vejam as vendas aumentarem simplesmente por terem uma identificação maior mais segura de suas consumidoras.

E me digam, afinal, que número de manequim é o meu!

Fica a dica e beijos!

Carol


3 comentários:

  1. Sempre reclamei disso! Em cada loja visto um manequim diferente, e já comprei on line várias vezes e só acertei em duas, tive que trocar ou pedir estorno, agora não compro mais, fico com receio do transtorno de ter que ir ao Correiro várias vezes! Fico indignada quando vejo um peça de roupa tamanho 44, vestindo um 40!!!!! O que ganham com isso? Vc tem razão, deveríamos ter uma pradonização de manequins! Assim todos sairiam ganhando!

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei Carol...essa é a minha maior insegurança de comprar roupas online....SIM pela padronização dos manequins...!
    O blog é mara....

    ResponderExcluir
  3. Fiz questão de voltar a este post pq isso ja me deixava indignada, mas esse fim de semana fiquei muito brava!!
    To fazendo reeducação alimentar há um ano, já eliminei 20 kg.
    Nenhuma calça jeans me serve mais.
    A menor que eu tinha, uma 48 ja nao consigo usar, fica caindo.
    Aí fui bela e formosa comprar meu primeiro jeans 46 em 5 anos e qual não foi minha surpresa???
    Não passou nem na coxa!!!
    Portanto, me sinto como a carol, simplesmente não sei qual é meu manequim!!!

    Padronização ja!!

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com