Viajando: Brumadinho/MG

escrito por Marina Sena


Fiquei empolgadíssima quando meu namorado me contou sobre o Inhotim! Nunca tinha ouvido falar sobre esse lugar, e como gostamos bastante de arte, natureza e principalmente de viajar decidimos que seria nosso próximo destino!

Inhotim é uma mistura de Jardim Botânico com Museu de Arte Contemporânea e fica na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte. É enorme (110 hectares) e andando por lá você sente que está em um mega jardim repleto de obras de arte. É incrível! Não é a toa que seu jardim é considerado um dos 10 mais lindos do mundo!



Depois dos mineiros, os estrangeiros são os que mais visitam o Inhotim. Acho super importante divulgar esses dados, pois nós brasileiros conhecemos cada vez menos nosso país... A maioria de nós prefere viajar para o exterior e algumas vezes a relação custo-benefício até acaba compensando, mas o Brasil é lindo e tem tantos lugares fascinantes para conhecermos, gente! E esse paraíso botânico e de arte contemporânea pouquíssimos de nós conhecem!

Bom, apesar de ser tudo muito interessante, pode-se dizer que essa viagem teve tudo pra dar errado... Pegamos o maior trânsito do mundo até o aeroporto (foi na véspera do feriado de 15 de Novembro, quando houve congestionamento recorde em SP) e, por isso, quase perdemos o nosso avião. Por sorte o voo acabou atrasando também, mas quando chegamos no aeroporto não dava mais tempo de despachar as malas, então fomos com a roupa do corpo mesmo... Ou íamos sem malas ou não íamos!

Pra completar, nossos celulares acabaram a bateria e chegando em Brumadinho tivemos que parar em um bar - que estava fechando - para ligarmos para o dono da pousada. Mas a vista que tivemos no trajeto aeroporto-pousada ao passarmos pela estrada dentro do Parque Estadual da Serra do Rola Moça foi impagável, paisagem linda demais!

Paisagem de quando já estávamos voltando para o aeroporto

Tivemos que comprar algumas coisas no outro dia, e então preferimos visitar Inhotim no sábado. Se vocês quiserem conhecer tudo em Inhotim, o recomendado são dois dias de visita. Nós fizemos em um dia, mas pagamos pelo transporte interno que o local oferece, que quebra um galho e tanto!

Inhotim tem um dos maiores conjuntos de palmeiras do mundo, com aproximadamente 1.400 espécies e uma coleção de orquídeas e, apesar de muito grande, o espaço é bem organizado e o mapa fácil de entender. São 23 obras espalhadas pelo jardim e 21 galerias.

Gostamos muito da galeria Adriana Varejão e minha preferida foi a galeria Cosmococa, por incentivar e estimular a sensibilização dos sentidos! Adoramos também O som da Terra, a obra com as vigas, os auto-falantes que emitem sons de música e sons da natureza, proporcionando um efeito que é fantástico! Dois artistas usam piscina em suas obras e quem quiser levar roupa de banho, pode se refrescar sem problemas!

A Origem da Obra de Arte e o Caleidoscópio também são bem bacanas:































O Instituto também oferece visitas monitoradas, visitas temáticas e você pode fazer o passeio com um guia do local. 

Sobre o resto do nosso final de semana, descansamos bastante, pegamos uma piscina e nem preciso dizer o quanto a comida mineira é deliciosa, né? Achamos um restaurante maravilhoso com uma comida e recepção melhores ainda. E nesse mesmo final de semana um Festival Gastronômico estava acontecendo na cidade!


Eu sou fã das aventuras e das histórias que marcam a vida da gente, acho que isso tem muito de felicidade!
Essa viagem começou com alguns imprevistos que resultaram em uma experiência e reflexão super interessantes, principalmente em relação à questões materiais e o que realmente é importante nessa vida, que tenho certeza que vou levar comigo pra sempre!


Pra quem quiser saber mais sobre o Instituto de Arte Contemporânea Inhotim:

Obs.: As fotos do Instituto são do site e do Facebook do Inhotim.

Beijos!


Um comentário:

  1. olá, esteve aqui por perto, lá é super lindo e como mineira nem posso comentar muito sobre a comida, amoooooo. Que bom que gostou do passeio. bj

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com