Calça Boyfriend: o que é, como ter uma e como usar!

escrito por Maggníficas


Olá MaGGníficas!

Dia desses a Dani me disse que não entendia muito bem o conceito de calça boyfriend. Esse não é um problema só dela. Já notei que muitas grifes e lojas plus size fazem confusão na hora de nomear suas peças, especialmente no que diz respeito a modelagem de calças (o que eu já vi de calça reta, skinny e pantalona ser chamada de flare...). 

Enfim, pra acabar com o "conflito" de vez, tá aqui um PEQUENO MANUAL DA CALÇA BOYFRIEND PRA MULHERES QUE NÃO USAM MANEQUIM 38!

Catálogo da loja britânica ASOS


O que é a calça boyfriend?

No site da Dafiti, a definição é a seguinte: "calça boyfriend é uma calça jeans feminina bem larga e com gancho baixo. Os quadris são desestruturados e as pernas, amplas. Usado geralmente com a barra dobrada para fora, recebe esse nome por aparentar ser uma peça masculina."

É basicamente isso, toda a ideia da modelagem boyfriend é parecer que você acordou bela e formosa no apartamento do namorado e roubou uma peça dele pra ir ali. Era uma tendência discreta que surgiu há uns três ou quatro anos, principalmente por causa da Katie Holmes, e hoje permanece como constante entre as milhões de opções de jeans.

Katie Holmes

O mais importante da calça boyfriend é ela ter o cavalo comprido (e ficar meio empapuçado na frente), ser reta nas pernas e nos quadris e ser usada bem soltinha. Ou seja, se você curte o visual gostosona e/ou periguete, pode esquecer. O objetivo é um estilo "largadão", por isso muitas calças ainda tem efeito detonado!

Celebs e suas boyfriends
Gordinhas podem usar?

Vou confessar: por conta de dicas de moda de revistas cheias de pode/não pode, eu passei a vida inteira achando que mulher que tem barriga saliente não pode usar calça larga. Como assim? É que sempre me disseram que eu teria que compensar o volume da calça usando uma parte de cima justa. O resultado, em mim: praticamente o Bob Esponja de tão quadrado.

A calça larga sumia com minhas curvas e a blusa justa evidenciava tudo que eu gostaria de esconder. Enfim, eu não tinha estilo nem auto-estima, por isso nunca usei calça larga depois que passei do 44. Era sempre o mesmo padrão legging + blusa solta

Por muito tempo, na minha cabea era: calça boyfriend é coisa de magra e fim.

Até que...

Clica na foto que aumenta

...eu conheci o blog Sak´s in the City (que lamentavelmente anda bem parado). A Sakina, como eu, é adapta de blusa mais soltinhas, t-shirts, batas, enfim, tudo que deixa a parte de cima do corpo bem à vontade. Mas, ao contrário do que eu pensava, ela mostra que essas peças ficam lindas com partes de baixo mais soltas.

Foi uma inspiração pra mim, eu fiquei encantada com esse tipo de calça e passei a pesquisar mais mulheres com tipos de corpos diferentes das it girls magras usando.

Como usa?

Com o tempo, a calça boyfriend passou de estrela de looks detonados a coadjuvante de visuais bem mais elaborados. Alguns looks com curvas pra inspirar e deixar claro que ela combina com praticamente qualquer estilo:

A Judit do Plus Size Life combinou o boyfriend dela com peças requintadas e criou um visual super produzido (amor eterno, amor verdadeiro por esse look)

Acabei de conhecer esse blog e adorei esse look super atual: all denim, scarpin prata e bolsa amarela. Pra copiar inspirar de verdade e usar com as peças que você tem.
O mesmo conceito (boyfriend jeans, listras e blusa de frio preta) e dois estilos completamente diferente pra Gabi do Gabi Fresh. Peças versáteis são minhas favoritas! 


Com peças básicas e femininas pra Dionne do Supersize my fashion. Reparem que a calça mais larguinha da direita tem um caimento mais bonito. 



Sofisticada e sempre elegante, a Stephanie do Le Blog de Big Beauty samba na cara de quem tenta impor regras do tipo "use com salto pra não achatar", "gordinhas não podem isso nem aquilo".
Mais dois looks do catálogo da Asos: pegada rocker e super despojada (achei essa a cara da Dani)
E a barra? Precisa ser dobrada?

Precisar não precisa, mas na minha opinião fica bem mais bonito e aumenta as possibilidades de combinações e sapatos (como já contamos aqui e aqui, somos fãs da barra dobrada). 

Ai, eu quero. E agora, onde compra?

Taí a grande questão. Não sei. Levei quase dois anos namorando o modelo até achar uma pra chamar de minha. Não achei em nenhuma loja física ou virtual uma boyfriend que coubesse nos meus cento e vinte e tantos de quadris. 

E o que eu fiz? Comecei a caçar calças retas e masculinas dois números maiores. Experimentei várias, levei um tempão, sofri pra achar, até que.. Tcham Tcham Tcham Tcham! Uma promoção e uma calça reta, bem de tia, da Stroke tamanho 52. E eis minha boyfriend!






Blusa e calça: Stroke | Sapatos: Schutz | Brincos: Ópera Acessórios

Escolhi peças delicadas e o cor de rosa (que parece que é o novo nude) pra deixar minha boyfriend mais feminina. Ainda não tive coragem de detonar essa calça, mas está nos planos ter uma toda rasgadinha. Aqui ela está ate mais justinha, pois eu tinha acabado de vestir. No fim do dia ela laceia bastante e fica bem mais largadona. 



E então? Curtiram? Animam de aderir? Mandem e-mail contando TUDO! Quanto a mim, me propus a montar outros looks com a calça. Depois mostro pra vocês!

Beijos GG!

Carol


8 comentários:

  1. Vou tentar tirar o preconceito da minha cabeça e usar a minha. Em 3, 2, 1...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que combina absurdo contigo! Beijos!

      Excluir
  2. Olha, acho que não combinou nada gordinhas usar, ficou com ar de desleixada. Por ser bem larguinha, acho que não combinou nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo pra evitar o desleixo é justamente investir em acessórios elegantes. Mas, de qualquer forma é tudo questão de gosto! Beijooo!

      Excluir
  3. Adorei! Criei coragem após passar usar 44, quase 42. Vim atrás de dicas e, xô preconceito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha gostado das dicas Hellen! Seja bem vinda!!!!!!!!!!!! Beijos!

      Excluir
  4. fiquei tão feliz por achar essa publicação, finalmente fotos de pessoas e roupas fora do padrão e lindas pra eu me inspirar, parabéns e obrigada! <3

    ResponderExcluir
  5. Minha querida quem determina o que vestir somos nós mesmas, se vc se sente feliz e bonita é o suficiente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😘🌷

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com