Dicas pra começar (e não abandonar) a academia

escrito por Carol Caran


Olá MaGGníficas!

Não, eu não tô me achando a marombeira toda trabalhada no Whey com dois meses de academia. Mas ao longo de uns 20 anos eu já devo ter frequentado várias delas, algumas vezes com sucesso e assiduidade, em outras, pagando a mensalidade por meses e indo uma vez a cada vinte dias se muito (quem nunca?)! 


Por isso eu reuni aqui o que funciona pra mim, na esperança de que vocês possam se identificar com uma ou mais dicas. E atenção, tudo que escrevi aqui é fruto da minha experiência, conversas com profissionais da área e muita leitura. Não tenho nenhuma pretensão de ser educadora física, personal, nutricionista, etc etc... Sou só uma blogueira gordinha e palpiteira! rs 

1) Fuja das academias badaladas: sim, elas parecem super atraentes, com mil aulas divertidas, iguais as que você viu na revista/TV/internet. Mas pra iniciantes, as chances de aproveitar essas novidades todas é pequena e você vai acabar pagando uma mensalidade altíssima pra se sentir intimidada pelas "estrelas" do lugar.

2) Visite várias academias antes de se decidir: você se sente bem malhando com público? Se não, evite academias com vidros no lugar de paredes. Gosta de se ver no espelho enquanto treina? Tem academia que parece motel, com espelhos por todo lado. Outras, tem apenas um ou outro. Você se incomoda com a presença de rapazes? Existem academias só para mulheres... Do tipo de ambiente à temperatura das salas, passando pelos vestiários, sala de esteiras, aparelhos novos ou velhos, horário de funcionamento, em quase todo lugar existe uma academia que tenha sua cara. Muito raramente ir na academia junto com a aquela prima funciona. Escolha uma onde você se sinta bem!

A MaGGnífica Alinne escolheu uma academia só para mulheres,
 onde não tem espelhos, marombeiros ou "desfile de moda"

3) No começo, fuja das aulas: Aulas de spinning queimam um milhão de calorias! Tudo de lindo, mas você dá conta de 45 minutos pedalando ladeira acima com alguém berrando no seu ouvido? Você ama dançar, mas chegar causando numa aula de zumba onde todo mundo já sabe a coreografia, enquanto um monte de gente olha você se atrapalhar com os passos e tentar respirar ao mesmo tempo é garantia de desistência. Conheça o lugar, os professores e faça um mês de esteira pra se condicionar antes de encarar as aulas que sempre são bem pesadas e exigem mais condicionamento do que temos depois de um tempão paradas!

4) Não malhe de segunda às seis da tarde: pra algumas pessoas, academia é quase uma balada. Outras, vão só uma ou duas vezes na semana. E segunda-feira no fim da tarde parece que TODO MUNDO vai pra academia. O resultado: esteiras ocupadas (muitas vezes com tempo limite de uso), aparelhos de musculação com fila e você com cara de pastel perdendo a vontade de voltar lá. 


5) Treine junto com os caras saradões: Nãooooooooo, não é pra paquerar! É que o pessoal realmente envolvido com musculação costuma ir em horários mais vazios e se concentrar quase completamente no treino. Eles precisam menos dos instrutores e nem dão bola pro que acontece em volta. Então, fica quase como malhar com personal: salas de esteiras vazias, aparelhos de pernas livres (esse pessoal prefere fazer braço), nenhuma encanação com a própria aparência (niguém fica te olhando) e a motivação de ver o que um agachamento é capaz de fazer. 

6) Vista-se bem e com conforto: Gente, eu não entendo o dress code de academia. Parece que quanto mais bonitona e malhada é a mulher, pior ela se veste! Por isso eu defendo a simplicidade. Você vai correr, suar, abrir as pernas, deitar de bunda pra cima, mostrar as axilas... Uma legging de cós alto, um top bem reforçado e do tamanho certo e uma camiseta levinha e você tá linda, tá fitness, tá diva e não tá pagando cofrinho. E nem esfregando a pele no suor alheio. Eca!

7) Faça musculação: "Ai, você é gordinha, então tem que fazer aeróbio!" Sim, você tem. "Ai, eu detesto puxar ferro, vou fazer pilates/yoga/ballet/dança do ventre/andar com o cachorro/aula de circo/sexo." Você pode e deve fazer tudo isso. Mas a musculação é o melhor exercício que existe e todas as celebs estão aí pra provar (até as que falam que não fazem). A musculação aumenta a massa magra. aumenta o metabolismo (você queima calorias e gordura até dormindo), melhora a postura e dá resultado muito rápido. Mesmo se você não fizer nenhuma dieta, vai ver as curvas ficando mais torneadas e bonitas. Vale muito a pena e não dá pra passar sem. "Ai, eu não quero ficar musculosa". Você não vai. Se ficar marombada fosse fácil, Panicat não passava 8 horas por dia da academia. 

8) Carregue suas coisas para onde for: Saiu de casa pro trabalhou ou escola? Leve a troca da academia na mochila, bolsa ou no carro. Pois depois de um dia cheio, se você passar em casa, vai ter um milhão de distrações (TV, computador, cama, geladeira...). Com a malinha nas mãos, você vai direto e garante o treino do dia. E lembre-se, preguiça é como o número 8: se deitar, vira infinita... 

9) Vinte minutos é melhor que nada:  Não use a falta de tempo como desculpa. Com a malinha pronta, você pode correr e fazer vinte minutos de esteira. A maioria das pessoas que treina não tem muito tempo e todos temos a tendência a enrolar ainda mais quando estamos de folga (quem nunca começou as férias cheia de planos e acabou perdendo os dias vendo Sessão da Tarde e jogando Candy Crush?). Então vá na academia mesmo que sua semana seja cheia!

10) Monte uma trilha sonora: Tem música que faz a gente ter vontade de sair pulando. Outras, acalmam a cabeça. Motivação, ritmo, distração... Uma boa seleção de música pode dar o gás que você precisa pra passar meia hora ou quarenta minutos numa atividade que sem ela seria chata. No momento, eu recomendo Work Bitch da Britney! 

Encare como um gesto de amor: Não importa qual seu objetivo: virar a musa do biquíni de lacinho ou ganhar mais saúde. Qualquer atividade física que você fizer é um ato de cuidado com seu corpo e sua cabeça. E a sensação de dever cumprido é fantástica pra auto-estima! Não deixe o stress, a TPM, o trabalho, o bar, os filhos ou o ex-namorado te roubar isso! Desconte sua raiva e frustração na malhação. E o resultado vai ser muito mais gostoso do que as alternativas... 

Recado da Dé Fernandes (que nós endossamos)
Depois me contem se alguma dica foi útil!

Beijos a todas!

Carol


13 comentários:

  1. Parabéns! Ótimo post!

    Adorei este trecho:

    6) Vista-se bem e com conforto: Gente, eu não entendo o dress code de academia. Parece que quanto mais bonitona e malhada é a mulher, pior ela se veste! Por isso eu defendo a simplicidade. Você vai correr, suar, abrir as pernas, deitar de bunda pra cima, mostrar as axilas... Uma legging de cós alto, um top bem reforçado e do tamanho certo e uma camiseta levinha e você tá linda, tá fitness, tá diva e não tá pagando cofrinho. E nem esfregando a pele no suor alheio. Eca!



    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. amei esse post....eu to tentando fazer dieta mas tenho tanta vontade de academia pois sei que ajuda muuuuito, esse post mega me ajudou obrigada e com certeza vou levar essas dicas pra vida.
    beijo e sucesso na academia!!
    http://www.relaxaaifofa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Comecei a academia hoje e é uma sensação realmente muito boa! Saber que estamos investindo em nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, depois conta pra gente como está sendo! Beijos!

      Excluir
  4. Adorei as dicas,bem claras e simples!! Com certeza me ajudou muito.se amar primeiro é tudo que precisamos e as vezes deixamos em segundo,terceiro...lugar! Parabéns pelas dicas vou usar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, pois é. Tem horas que precisamos nos forçar a fazer coisas por nós mesmas. Mas vale muito a pena! Beijoooo!

      Excluir
  5. Nossa tou prestes a matricular , tava sem ideia do q fazee me ajudaram mto . Pneuzinhos tchal .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O começo é complicado, mas depois que a gente pega o gosto... Vai fundo e estamos na torcida! Beijos!

      Excluir
  6. PARABENS.... Você escreve muito bem. Deveria escrever livros. Todas as dicas serviram pra mim, me encaixei muito nelas. Obrigadinhaaaaa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata! Viver de escrita e meu sonho. Quem sabe um dia... rs Que bom que as dicas foram úteis! Beijos!

      Excluir
  7. Obrigada! Vou fazer a minha matricula na academia. Vc escreveu exatamente tudo que eu precisava para ter o ânimo de começar. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas! Foram as melhores que vi! Há anos, tentei incitar em uma academia, e sem saber, por todos os motivos citados, fui apenas um dia e nunca mais! Aquela experiência foi uma das coisas mais humilhantes da minha vida rsrs Hoje,10 anos depois vou retornar e confesso estar apreensiva. Já comecei errado, iniciarei em uma academia tipo "aquário", que foi escolhida pelo meu marido (que irá treinar comigo) e pensando bem, isso não me agrada muito rsrs. Tenho algumas dúvidas quanto ao que levar, tipo squeezze, toalha (pra secar o suor? E os equipamentos suados? :P). Enfim, estou ansiosa e desejando que dessa vez eu siga em frente! Está Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  9. Boas dicas...mas.... sobre não começar fazendo zumba, ou spinning, ou sei la o que... creio ser diferente pra cada pessoa... eu sei que é puxado... e como é.... mas acho que a diversão mascara o sofrimento... eu consiho dançar pot duas horas seguindas mas não to aguentando 1h de musculação :(, se a pessoa tiver só um pouco de vontade acho que vale a pena fazer um teste drive :)

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com