Glossário MaGGnífico: o que é ladylike?

escrito por Carol Caran


Olá MaGGníficas!

Taí um termo que as publicações de moda usam sem parar (e a gente aqui no blog também), mas muitas vezes falta uma definição melhor do que queremos dizer. Afinal, o que significa estilo ladylike?

Audrey Hepburn
Se a gente fosse definir de forma bem resumida, seria se vestir "como uma dama". Assumir um look ladylike significa se inspirar nas grandes musas dos anos 50 e adotar peças femininas, elegantes e delicadas. Quase sempre, as referências do gênero são as atrizes Grace Kelly (que também era princesa) e Audrey Hepburn. 

Cintura marcada, saias amplas, tecidos planos (e não malha), rendas, modelagem ajustada (e nunca adesiva), laços, pérolas, cristais, poás (bolinhas), tule, estampas florais, tons pastéis, preto e branco, acessórios pequenos - vale pra bolsas, cintos, jóias e bijuterias. Aqui não tem nada maxi! - brilho discreto e sapatos e sandálias leves e delicados fazem o visual das ladys. Tudo deve parecer glamouroso e sofisticado e ainda, ter um toque retrô. 

Nos cabelos, coques, volume e ondulados comportados (esqueça o cabelão ao vento, o liso escorrido e o penteado desestruturado), muitas vezes finalizados com presilhas, tiaras ou laços. E a maquiagem é discreta, com cílios marcados e olhos delineados. Enfim, verdadeira "mulherzice". 

Grace Kelly
E roupa de mulherzinha combina com a exuberância dos mulherões GG? Pode usar saia rodada no quadril largo? Bem, se você acompanha o blog, a essa altura, sabe que discordamos totalmente desse pode/não pode pra gordinhas. No mundo plus temos exemplos maravilhosos de ladys!


A diva das divas Adele, é fiel à esse estilo. Seus vestidos são sempre sóbrios, pouco decotados, com renda e brilho discreto, e na maioria das vezes, preto. Mas ela não abre mão da cintura no lugar, da saia ampla e dos penteados e maquiagem retrô.


Outra adepta é a blogueira Audrey, que usa e abusa dos vestidos rodados e femininos, matando de recalque esse povo que adora impor regras sobre o que as pessoas podem ou não usar. Essas fotos são recentes, e me parecem que a blogueira emagreceu um pouco. Se forem passear pelo blog dela, vão ver que mesmo usando manequim maior, ela simplesmente ARRASA com os looks femininos, delicados e glamourosos.


A blogueira Tanesha Awasti volta e meia publica looks ladylike, e é a prova belíssima e viva que quadris largos não são um problema. 

Não é preciso, porém, adotar o visual completo, se esse não é seu estilo. Toda mulher, mesmo que prefira roupas mais despojadas, sensuais, casuais ou desestruturadas, deve ter um dia de diva e escolher um belo vestido feminino, romântico e delicado. Basta complementar com acessórios, sapatos e penteados atuais e teremos uma dama moderna.


As blogueiras Jay Miranda, Alissa Wilson e Alisson Teng  muitas vezes combinam peças delicadas com outras mais despojadas, como jaquetas e sapatos pesados.


A blogueira Bajan mantém a modelagem lady nas suas peças, mas aposta em cores vibrantes e atuais. 

E vocês? São adeptas do estilo ladylike ou já pensaram em tentar? Confesso que adoro, mas raramente uso. 

Beijos GG!

Carol


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com