Viajando: Pamukkale, um belo cenário!

escrito por Daniele Santos


Já que comecei falando do passeio de balão na Capadócia, vou continuar falando da minha viagem à Turquia! Gente, o pais é maravilhoso e a estrutura de turismo é muito boa! Fiquei com muita vontade de voltar lá para conhecer as partes que não fui...

Quando estava "googando" por aí para planejar a viagem, achei fotos de um lugar que de cara despertou meu interesse, vejam algumas dessas imagens do google: que lindeza!!

imagens da web ;)
Esse lugar é Pamukkale (o nome significa "castelo de algodão" em turco), uma montanha de mármore travertino com nascente de águas termais que brotam acompanhadas de carbonato de cálcio. E formam lindas piscinas termais!

No mesmo parque estão as ruínas de Hierápolis, cidade do império romano, e a piscina de Cleópatra, onde a rainha egípcia tomava banhos térmicos com intenções medicinais e estéticas.
Ruínas de Hierápolis e a piscina de Cleópatra
Comecei o passeio pelo alto da montanha, perto das ruínas, passando por elas em direção à piscina da rainha, que entrar cobram uma taxa extra (e salgada, acho que era 20 doletas!) que eu não paguei, então não fui!rs
Mas eu tinha pouco tempo para ficar no parque e como sairia dali em direção à outra cidade romana, não dediquei muito tempo às ruínas e fui logo me refrescar nos terraços calcários.



É uma coisa de outro mundo, parece mentira... É um cenário? É pedra mesmo!! Não é neve, pelo contrário, no chão escorrem águas que podem atingir a temperatura de 50ºC (no dia que eu fui não estava muito quente)!


O lugar maravilhoso foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, mas apesar do trabalho de conservação que é feito, inclusive com a proibição de acesso a essas piscinas das fotos acima #snif  :( , a área sofre a influência do tempo e do homem e vi comentários de que a cada ano tem menos água por lá...
Mas ainda tem bastante, e muito o que aproveitar e se admirar!!!


Vá assim que possível ver de perto e conferir se isso é duna, neve ou se é mesmo pedra! Rs

Bjks


2 comentários:

  1. Ciao! o pais é maravilhoso y adorei tu Bikini...está linda!
    xo desde Italia

    ResponderExcluir
  2. Este lugar é incrível. Eu estive lá três vezes e ainda me espanta. Não há nada como isso em outros países, de modo Pamukkale é bastante singular. Há também uma antiga cidade chamada Hierápolis, na parte superior de Pamukkale, que também é impressionante. E 15 minutos de Pamukkale há uma primavera quente térmico natural em Karahayit, que também é bom de ver. Portanto, se vocês têm a oportunidade, você realmente deve visitar Denizli (cidade) na Turquia. Você vai se surpreender com a beleza natural desta cidade.

    Um belo vídeo de Pamukkale http://www.youtube.com/watch?v=kR6guX5yzHQ&feature=share&list=PLc07RnA7sWckig6moMN0CqXH_0VpZCriP

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com