Glossário MaGGnífico: Boho Chic

escrito por Carol Caran



 Olá MaGGníficas!

Dia desses minha amiga Letícia comentando uma revista de moda perguntou: "Afinal de contas, o que é esse tal de boho?". Pois é, essa palavra está sempre aparecendo em assuntos fashion e muita gente ainda fica sem entender. Por isso eu vim ressuscitar a coluna Glossário que andava meio parada pra acabar de vez por todas com qualquer dúvida sobre boho chic. 

O termo é uma abreviação de "bohemian" que significa boêmio. Atualmente, esse conceito remete a uma pessoa cachaceira que gosta de noitadas e festas. Mas na França do século XIX era um estilo de vida de pessoas dedicadas às artes, à beleza e ao lado bom da vida (ou seja, não muito diferente do boêmio atual).

Dica do verão: O filme "Moulin Rouge" fala bastante sobre essa turma de boêmios. 

Na moda, esse termo pegou quando algumas das principais responsáveis pela sua popularização começaram a circular por aí vestidas dessa forma: Sienna Miller, Kate Moss, Nicole Ritchie e as gêmeas Olsen. Se você procurar por look de alguma delas, quase certamente vai se deparar com um visual boho. 

Mas afinal, do que se trata?

O termo Boho transmite atitude e espírito livre. Totalmente inspirado na moda do final dos anos 60 e começo dos 70, é uma evolução do estilo hippie.

Tem muito material natural, como couro, algodão, linho, madeiras, lã e jeans, muito jeans. As peças são desestruturadas, com modelagem ampla (nós amamos flare) e muitas camadas.

Tricô, crochê e tecidos de tear são apostas certas, assim como tons quentes e terrosos, como marrom, vinho, bege, verde-oliva, laranja queimado... Tem também muita inspiração tribal, e nativo americana - seja asteca, chilena, maia ou indígenas norte americana. Nos cabelos, tranças, cachos soltos e heandbangs. Nos pés, solas de madeira, botas de couro, mocassins, rasteiras e sandálias tipo gladiador. E os acessórios tem madeira, pedras, penas, sementes e bolsas tipo saco, com alças longas. 

Certo, por quê não o velho e bom termo hippie? Bem, os hippies eram absolutamente sujos largados e pouco sofisticados. Os bohos, apesar de adotar peças desse estilo, tendem a um visual mais elaborado, com peças bem feitas, algum metalizado e novas. Ou seja, os novos hippies não compram suas sandálias na feirinha. Por isso boho chic. Há quem diga que a abreviação boho venha de "boêmios do Soho", bairro artístico de Londres, o que é bem provável. 

E se você quiser adotar?

Enquanto eu fazia essa pesquisa eu vi uma quantidade gigantesca de blogs de moda dizendo que gordinhas não ficam bem com peças boho. Eu discordo totalmente! Primeiro por quê você não precisa se fantasiar de vendedora de bijuteria de côco da cabeça aos pés. E segundo, com atitude e bom senso, não existe proibido pra nós!

Algumas das nossas blogueiras preferidas, é claro, já aderiram:

Allison Teng

Tanesha Awasti

Stéphanie Zwicky




Sakina

E aqui no MaGGníficas, a nossa caçula Marina Sena é adepta do estilo.


Eu confesso que adoro e volta e meia uso alguma coisa que me remete ao boho chic. E vocês, gostam?



Fotos: Divulgação e acervo pessoal



4 comentários:

  1. Oi Carol,
    Esse estilo Boho Chic não é muito minha praia.
    Obrigada pela visita ao blog. Seja bem-vinda sempre.
    Big Beijos

    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de idéias de modelos para quem tem o abdome e ombro muito grande e as perna e o bumbum pequeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima!

      Temos muitas ideias pro seu tipo físico nesse post aqui:

      http://www.maggnificas.com.br/2011/03/conhecete-ti-mesmo-parte-4-valorizando.html

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs & Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - MaGGníficas -

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com