Cardigãs - Como usar

escrito por Marina Sena



Olá, MaGGníficas!

Esse post foi o primeiro que fiz para o Sacada Fashion, que foi publicado na última quarta.
Fiquei imensamente feliz com o convite e sendo minha primeira contribuição, resolvi falar sobre uma peça que é super democrática e obrigatória pra mim: cardigã! Peça mais que fundamental no armário de qualquer um: tanto homens e mulheres, quanto crianças e adultos.

Como vocês sabem, o cardigã é um casaco de malha, normalmente com gola V ou redonda e com botões na frente. Foi criado durante a primeira metade do século XIX no País de Gales, por James Thomas Brudenell, que se sentia pouco à vontade dentro de seu pullover e costurou seu próprio cardigan. Mais tarde, o cardigan viria a ser aperfeiçoado, passando pela adição de botões na parte frontal da peça. Coco Chanel foi a responsável pela propagação da peça entre as mulheres nas décadas de 20 e 30, que usavam principalmente com vestidos e saias.

O comprimento varia, pode ser curto ou comprido, ultrapassando o quadril. A etiqueta diz que para encontrar o comprimento ideal devemos observar dois aspectos: a estatura e largura do quadril. Baixinhas devem preferir os mais curtos e quem tem quadril mais largo deve optar por cardigãs longos com cores escuras. Mas nós levantamos a bandeira de que podemos usar tudo, só basta ter o bom senso sempre!

Muito versátil, o cardigã vai do clássico ao despojado, mas só eu que acho que ele tem uma pegada vintage? Vai bem no verão, na meia estação e no inverno, usado com outro casaco por cima. É sempre bom ter um na bolsa (são levinhos e amassam quase nada), ainda mais quem sai de casa pela manhã e só retorna à noite!
Pode ser usado com vestido, camisa, saia, shorts... Os maxi cardigãs ficam melhor com peças mais curtas e ajustadas em cima, para não deixar o look amplo demais. Mas a melhor coisa é que eles são confortáveis, vestem bem e são quentinhos!

Alguns looks para inspirar:










Onde encontrar:
Cardigãs não são difíceis de encontrar, e dá pra comprar modelos bacanas com preços justos. Em lojas de departamento geralmente encontro modelos legais. Hering, Siberian e Zara também são boas opções. Alguns que separei pra vocês:

Posthaus - Caveira / Floral / Onça / Cobra / Paetê

Flaminga (mas o precinho não é muito bacana) - Onça / Canelado


Milanina – Lurex


E vocês, o que acham do cardigã?


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com