Sobre relacionamentos e amor próprio por Oprah Winfrey

escrito por Carol Caran


Que Oprah Winfrey é poderosa e bem sucedida todos sabemos (e tem um estilo de diva, como vocês podem conferir aqui). 

Mas ela também tem conselhos muito bons e realistas sobre relacionamentos. O texto que segue foi extraído de um post de uma página dedicada à apresentadora no Facebook (não sei quando nem onde nem se ela falou/escreveu sobre isso, mas já vi trechos do texto frequentemente ligados a ela) e eu agora reproduzo. 

Seja qual for seu status de relacionamento - solteira, casada, namorando, amigos com benefícios, "é complicado" - vale a pena ler e repensar se este relacionamento faz você realmente feliz. Uma lição de amor próprio e um roteiro pra felicidade.

"Se um homem quiser você, nada vai mantê-lo longe. Se ele não quiser, nada vai fazê-lo ficar. Pare de dar desculpas para um homem e seu comportamento. Permita que sua intuição (ou seu espírito) a proteja de um coração partido.

Pare de tentar mudar a si mesma por causa de um relacionamento que não é pra ser. Devagar é melhor. Nunca viva sua vida por um homem antes de saber o que a faz realmente feliz. Se o relacionamento termina por que o cara não estava te tratando como você merece, então NÃO, vocês não podem “ser amigos”. Amigos não maltratam amigos. 

Não se acomode. Se você sente que ele está te enrolando, então ele provavelmente está. Não fique por pensar que “vai melhorar”. Você vai ter raiva de si mesma um ano depois, quando as coisas não estiverem melhor. A única pessoa que você pode controlar num relacionamento é você mesma. 
Sempre tenha seus próprios amigos separados dos dele. Estabeleça limites a respeito de como um cara pode te tratar. Se algo te incomodar, fale. E nunca o deixe saber tudo a seu respeito. Ele vai usar isso contra você mais tarde. 

Você não pode mudar o comportamento de um homem. A mudança vem de dentro. JAMAIS o faça sentir que ele é mais importante do que você mesma. Mesmo que ele seja mais instruído ou tenha um emprego melhor. Não o faça se sentir um semi-deus. Ele é um homem, nada mais, nada menos. 

Nunca deixe um homem definir quem você é. Nunca pegue emprestado o homem de outra mulher. Se ele traiu com você, trairá você. Ele só vai tratá-la como você PERMITE que ele te trate. Os homens não são todos cachorros, mas você não deve ser a única a fazer todas as concessões. Compromisso é via de mão dupla. 

Você precisa de tempo pra se curar entre dois relacionamentos. Não tem nada de bonito em carregar bagagem. Lide com seus problemas antes de buscar uma nova relação. Você não deveria procurar alguém pra completá-la. Um relacionamento é feito de dois indivíduos inteiros. Por isso, procure alguém que acrescente e não que mude o que você é. 

Ficar é divertido. mesmo que ele não venha a ser  “o cara”. Faça-o sentir sua falta às vezes. Quando um cara sempre sabe onde você está e se você está sempre prontamente disponível pra ele, ele se sente garantido. Não se comprometa totalmente com um homem que não te dá tudo que você precisa. 

O medo de ficar sozinha é o que faz muitas mulheres permanecerem em relacionamentos abusivos ou dolorosos. Você deve ter em mente que: você é a melhor coisa que jamais poderia acontecer a qualquer um e se um homem maltrata você, está perdendo algo bom. Se ele foi atraído por você em primeiro lugar, saiba que ele não é e não será o único. Ficando com a pessoa errada, você perde a oportunidade de conhecer a pessoa certa. Opções existem, faça a escolha certa." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com