Beleza: manuseie com cuidado

escrito por Maggníficas



Três sites celebram o corpo feminino sem retoques. Trata-se do The Nu Project, Large Labia Project e Shape of a Mother. Todos eles trazem uma abordagem interessante sobre a beleza do corpo. O meu preferido é o The Nu Project. O fotógrafo Matt Blum viaja o mundo clicando mulheres em suas casas. A intenção dele é mostrar o corpo do jeito que ele é, livre, portanto, do idealismo e das intervenções digitais que a gente vê por aí. As imagens parecem capturar também o cotidiano delas – o mundo onde estão imersas. E, pra conseguir um realismo convincente, nada é apagado do corpo delas. Tudo está lá: celulites, estrias e flacidez. O que elas acharam quando viram as fotos? Surpresa: adoraram! Elas até se sentiram mais confiantes e mostraram as imagens para alguns amigos. Um belíssimo trabalho pautado no “you are beautiful.”

Mas eu também acho que as campanhas e anúncios das grandes grifes revelam uma expressividade marcante do corpo retratado. Isso, claro, quando não fazem uma mudança drástica no corpo da modelo com o photoshop. Acho que não se deve fazer um duelo entre o mainstream e o alternativo. Pra mim, as duas coisas não se excluem – e nem deveriam. Mais cafona ainda é quando colocam arte e comercial em lados opostos. Vamos dar um basta nessa visão romântica sem fundamento algum! A beleza sem retoques de Matt Blum é tão impactante quanto as imagens glamourizadas da Versace e Dolce & Gabbana. Todos querem apresentar – ou vender – o melhor conceito de beleza. O problema reside quando a sociedade escolhe apenas um lado e decide exorcizar o outro. Esse é o pior cenário possível: o território onde a beleza arquitetada por designers e ultramodernos reina, como um monarca absolutista, e nada mais importa. Como podemos notar, a beleza é um assunto delicado e pode se tornar um problemão nas mãos erradas. O jeito é dar espaço pra todo mundo falar e contestar.
Por Ricardo Allexxandhry


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com