MOVE!

escrito por Marina Sena




Terça-feira visitei o MOVE!, no SESC Belenzinho. Minha amiga Natália Cunha me falou sobre o evento, que eu não conhecia até então. E gente, me encantei com a proposta do MOVE! e na hora que soube um pouquinho já fui fazer uma pesquisa básica... :P


MOVE! já teve uma primeira montagem realizada em 2010 no MoMA | PS1 | NY e é um projeto que reúne moda e arte, criando um diálogo entre esses dois universos. Com curadoria de Cecilia Dean (que é co-fundadora e editora da revista Visionaire) em parceria com o crítico de arte e moda, David Colman, e a direção geral de Antonio Haslauer, a exposição conta com uma série de performances colaborativas e instalações temporárias criadas por designers de moda e com artistas contemporâneos brasileiros e estrangeiros.

Isso não é demais? Quando eu fiz faculdade de Design de Interiores que percebi o quanto a moda e as artes se complementam e dialogam!

Vários nomes da moda e das artes estavam presentes na noite de abertura (08/03) do MOVE!, e puderam conferir os trabalhos criados por parcerias entre estilistas e artistas, nas seguintes instalações:
Looks - Rob Pruitt e Marc Jacobs convidam o público a desfilar por uma passarela virtual com chroma key (efeito utilizado quando se substitui um fundo verde por algum vídeo ou foto) e, em uma sala anexa, assistir a própria imagem sobreposta a um vídeo do desfile de Marc Jacobs.

Pé de Jeans - Peter Coffin e Ellus cobriram troncos de árvores com calças jeans gigantes, para provocar uma discussão sobre o modo como a arte e a moda afetam e conduzem nosso dia a dia.

Achei muuuito bacana essa ideia!

Pose - Ryan McNamara fotografa o público com peças selecionadas por Diane von Furstenberg e Oskar Metsavaht e depois transforma as fotos em estampas.

Graficouture - Banzai Studio faz graffitis em grandes telas de tecido que são posteriormente usadas numa oficina de modelagem liderada por Pedro Lourenço

Kalos - Vik Muniz e Francisco Costa criam uma performance aquática na piscina do Sesc Belenzinho, combinando movimento, cor e forma através de uma coreografia executada ao vivo por atores na água. A performance é projetada simultaneamente, com efeitos caleidoscópicos que fundem componentes da dança, moda e artes visuais, propondo ao público uma percepção redimensionada da realidade, associando moda e arte (ainda dá tempo de ver no domingo, dia 16/03, às 20h e as 22h30).



Ligadura - Como uma instalação viva e imóvel, Maurício Ianês é vestido por Alexandre Herchcovitch e convida o público a trocar suas roupas pelas dele, mesmo que elas não caibam. Ao mesmo tempo, o estilista brasileiro estará costurando novas peças para serem usadas pelo artista.

The Big Picture - obra em progresso de Rick Castro e Dudu Bertholini que resulta num mosaico colorido na escadaria do Sesc. O visitante é convidado a vestir túnicas coloridas e, depois, poderão colar adesivos da mesma estampa, criada por Ricardo de Castro, em superfícies de madeiras. A ideia é criar um mosaico vivo e multicolorido durante a mostra.


Splash - Uma das mostras que achei mais interessante, de Olaf Breuning com Cynthia Rowley, onde o público se veste com peças de tecidos lisos criadas por Cynthia e, em seguida, leva um banho de tinta. O momento é registrado por um fotógrafo e o resultado dessas fotos virará uma mostra que apresenta o processo criativo da nova linha de roupas da estilista.





Nos dias 12 e 13/03 aconteceram dois painéis de discussão mediados pela Lilian Pacce, com os assuntos “A arte como inspiração na moda” e “Sinergia criativa”. Eu e a Natália participamos do painel de discussão da terça, “A arte como inspiração na moda”, com participação de Pamela Golbin, curadora-chefe do Les Arts Décoratis do Louvre, em Paris, a estilista Cynthia Rowley, o estilista Dudu Bertholini e o artista Ricardo de Castro. Pamela e Cynthia não falam português e houve tradução simultânea para nós (por isso os fones). Foram muitas e muitas informações! Minhas anotações agradecem!

Eu e Natália Cunha

O debate

Ricardo de Castro, Dudu Bertholini, Lilian Pacce, Pamela Golbin e Cynthia Rowley

Dudu Bertholini e eu

Lilian Pacce e eu

Olhem que demais esse blazer da Lilian!

Achei interessantíssimo o MOVE! e sua proposta, de unir estilistas com artistas através de seus projetos e fazer essa integração moda-arte-movimento.

Ainda dá tempo de participar e visitar o MOVE! Para ver a programação, clique aqui.

Serviço:
Data: Até 19 de Março
Dias e horários: Terça a sexta, das 11h às 21h30 e sábados e domingos, das 10h às 20h.
Local: SESC Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1000.
Telefone: (11) 2076-9700
Entrada gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com