Mod sempre inspirando a moda!

escrito por Daniele Santos


Os anos 60 do Reino Unido deixaram uma bela herança para o mundo! Falo isso por causa do Mod, um movimento cultural que representa a década, mas que veio ao mundo para mudar tudo e agora parece ter voltado pra ficar!



Sabemos que a moda é cíclica e que vira e mexe temos algo que ressurge dos backstages às passarelas... Mas desde 2010 grandes estilistas apresentam releituras do estilo em suas coleções. Eu acho que a moda está ficando cada vez mais democrática, no sentido de que fica difícil limitar o estilo de uma pessoa. O que vale é a "vibe" do dia... Vai que amanhã você acorda Mod!?!


Marc Jacobs já declarou que esse foi o período ‘mais moderno da moda’! Em 1995, quando o Mod estava um de seus revival, ele disse que se visse ‘aquelas roupas pela rua hoje, eu diria que elas parecem modernas, experimentais e clássicas’.



Os Mods tinham grande interesse em moda e eram bastante consumistas (homens e mulheres, hein)
Afinal, foi a primeira vez que criaram moda específica para os jovens! 

Surgiram as minissaias e os comprimentos mínimos para vestidos. Novos matérias (como o vinil) e cores vibrantes foram usados na confecção de peças de modelagem reta e simples, estampas geométricas e muito colorblocking, resultando em looks futuristas, com cintos e detalhes de bastante destaque, como os botões enormes e as botas até a joelho, geralmente de vinil.

Neon Threads Designs - Etsy 
A maquiagem priorizava os olhos, os cílios postiços eram quase indispensáveis o que criava um olhar quase de boneca pois muitas vezes até os cílios inferiores tinham apliques. Vinham acompanhados de pouca coisa, um batom bem clarinho (cor de boca ou até branco, oi?!) e uma pele mais pálida. Os cabelos geralmente eram curtos e cortados geometricamente.


Embora The Beatles não fizesse uma música que pudesse ser classificada como ‘mod’, não há como negar que a maneira como John, Paul, George e Ringo se vestiam na primeira fase da banda influenciou as vestimentas dos garotos do ‘mod’. Terninhos de alfaiataria com corte italiano e gravatas fininhas eram praticamente uniforme.


A coleção para primavera 2013 dos maiores estilistas do mundo apresentaram tendências que invocam  a década de 60 em suas estampas gráficas e shapes retrô

        Michael Kors         -       Dolce & Gabbana          -             Louis Vuitton                 -             Marc Jacobs    

                    Versus              -         Rue du Mail              -              Moschino               -         Ostwald Helgason 





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com