Artes plásticas inspiram Yves Saint Laurent

escrito por Daniele Santos


Já mostramos a inspiração de Gaultier na música para sua última coleção! Mas como sempre falamos: A moda está em tudo! E não é de hoje que moda e artes plásticas dialogam de diversas maneiras... Para mim, tem TUDO a ver, mas algumas vezes as inspirações são ainda mais evidentes, acho isso o máximo!!!

Yves Saint Laurent era um super fã e colecionador de arte, por isso usou e abusou das homenagens, ajudando a mulherada a desfilar as obras de arte pela vida!

Segundo ele: A moda não é arte, mas precisa de artistas

Vejam obras de arte e artistas que inspiraram modelitos YSL!

Piet Mondrian 

Acho que todo mundo já viu algo parecido com esse quadro e/ou com esse vestido... É um ícone absoluto no que se refere à moda inspirada em artes plasticas:
A série de vestidos que Yves Saint-Laurent criou com base nos quadros de Mondrian. Super sucesso, é a cara da época (década de 60 e a cultura Mod), mas nunca perdeu o encantamento.




Serge Poliakoff 

O artista russo foi um dos precursores de movimentos como o Cubismo e o Neoplasticismo. Sua tela Composição em Verde, Azul e Vermelha, inspirou Yves Saint-Laurent, na confecção de um vestido em 1965.









VAN GOGH


Os lírios de Vincent Van Gogh também caíram nas graças do estilista e foram parar em casaquetos lindíssimo de 1988.



Claude Monet

Se eu fosse estilista com certeza "beberia muiti na fonte" de Monet!! Na mesma coleção que apresentou os casaquetos com estampas vangoghanas , Yves celebrou o lago de ninféias de Monet. (ao meu gosto, não representa nem um terço da beleza do quadro)


Pablo Picasso


Um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo não poderia ficar de fora... Ao menos um insight teria que dar! E claro que Pablo Picasso já serviu de inspiração para Saint-Laurent. Mais precisamente com a figura do arlequim, que tornou-se um símbolo, podendo ser vista em muitas de suas obras e também, no mundo fashion, inspirando diversos modelos.





George Braque


Foram muitas as influências de Braque nos figurinos criados por Yves Saint-Laurent. Pássaros coloridos e instrumentos cubistas aparecem em diferentes modelos como estampas ou mesmo em formas inovadoras.








Henri Matisse


As saias dos vestidos são estampadas com desenhos e cores típicos da obra de Henri Matisse.


 Compare aqui com os quadros La gerbe e L’escargot, de 1953:





Um comentário:


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com