Aparências Extremas

escrito por Marina Sena



Há duas semanas assisti um dos episódios do programa Tabu, da National Geographic, vocês já viram? Esse programa tem como foco nos mostrar diversos costumes que são normais em certas sociedades e desprezados ou considerados ilegais em outras. Entre os assuntos abordados estão temas relacionados desde a culinária, profissões e terapias médicas à cerimônias de iniciação, rituais, fanatismo e mudanças de personalidade.

Eu assisti o episódio Aparências Extremas, que me chamou muito a atenção, especialmente por tratar sobre padrões de beleza. “Quem decide quem é bonito e quem não é? Aparentemente, todos nós”.

O programa aborda que os padrões de beleza são diferentes entre as culturas. Mas nos mostra o caso de um homem que nos faz ver como é viver sem um rosto. Ele sofreu um acidente elétrico que fez com que seu rosto ficasse completamente desfigurado, e os médicos tentaram o primeiro transplante completo de rosto dos Estados Unidos. Ele precisou aprender a viver sem olhos, nariz ou identidade facial.

Dallas Wiens – rosto deformado

Em outro caso, uma criança nasceu com uma deformidade na face. Ele tem o mesmo padrão mental dos outros garotos da sua idade, mas ele é tratado de forma diferente, sendo frequentemente excluído e ridicularizado em público.

Nathaniel – deformidade na face

No programa também conhecemos uma agência de modelos que acaba com o preconceito estético. Chamada “Ugly”, essa agência tira o insulto da palavra, trabalhando com pessoas que têm aparências muito diferentes dos padrões de beleza culturalmente aceitos, mas que se tornam modelos famosos.

 Modelos da agência Ugly

Quem quiser ver, esse episódio reprisa hoje às 15h35min e domingo, dia 3, às 11h10min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com