Vestidos de Noiva - Dicas básicas

escrito por Daniele Santos


Recebemos alguns pedidos para que falássemos sobre vestidos de noiva.
Esse assunto dá é pano pra anágua! E a missão de encontrar o vestido perfeito para você, infelizmente, não deve ser fácil...
Já é difícil, para as mulheres magras, que encontram vários referenciais em revistas e vestidos disponíveis nas lojas... imagina para quem está fora dos padrões... Mas vamos lá! Comece o quanto antes e não desanime!

Aqui no Brasil não é fácil encontrar muito modelos prontos ou referenciais em fotos para mulheres acima do 46, mas elas existem! E a internet também pode ajudar muito! ;)
Para uma escolha certa temos que levar em conta o tipo de cerimônia e o tipo de corpo, mas não podemos abri mão do sonho totalmente...

O dia do casamento é muito importante na vida de qualquer pessoa! Seja aquele evento de parar a cidade ou uma simples assinatura no cartório, as mulheres querem resplandecer a felicidade desse momento da vida de todas as maneiras! Normalmente queremos registrar o momento de várias formas e tirar muitas fotos é algo quase imprescindível nessa celebração!

Simone Fiuza e Michel Gutto!!!! - Foto de Adriana Líbini


E o que todo mundo adora!?
Ficar bem na foto!! E literalmente...
Para isso devemos escolher um vestido que nos deixe bem em várias posições e ângulos. Uma coisa é ficar linda de pé na frente do espelho, com a barriga encolhida e sem poder respirar... Outra é ficar bem ao se ajoelhar na igreja ou ao "siacabá" na pista de dança.

Veja que lindas essas imagens do casamento dos modelos plus Simone Fiuza e Michel Gutto! Pura emoção, amor e felicidade!!! - Imagens de Adriana Líbini
Você quer deixar de aproveitar tudo isso se preocupando com o vestido? 

Eu diria que é melhor pensar bem qual é o tipo de vestido que fica bem no seu corpo antes de se apaixonar pela foto da revista e correr atrás de um modelo similar em lojas que tenham tamanhos grandes.

Mas vamos ao que interessa! 
Vou começar com algumas dicas preliminares, mas fundamentais para a escolha correta:

# Não compre um vestido na esperança de que você vai perder peso. Só vai gerar pressão, e isso você já terá o suficiente no esforço de preparar para seu dia do casamento. Tente se divertir nesse período!

# Não pense que vestidos de noiva devem ser tomara-que-caia. Esse tipo de vestido é o preferido das brasileiras, mas não fica bem em todas, é o caso de quem tem muito seio ou está muuito acima do peso e pode sair pele pelos lados. Mas se você acha que mesmo estando gordinha o vestido cai bem em você, vá em frente! (No próximo post da série vamos ver algumas dicas para ajudar quem quer muito esse tipo de vestido! rs). Existem vestidos lindos com alças, mangas e outros decotes que deixarão a mulher plus size parecendo uma diva.


# Valorizar o busto é uma ótima opção para as noivas GG pois isso disfarça a atenção das gordurinhas da barriga, mas é preciso bom senso e não deixar um decote profundo demais e que possa ficar "escapulindo". Decote em 'V' fica muito sexy e alonga o colo.

# Se a noiva tem o busto muito grande, deve escolher um modelo que não seja muito marcado somente logo abaixo o busto, sem babado, volume ou bordado em alto-relevo. As mangas também não devem ter muito volume.

Débora Fernandes em desfile de Edson Eddel
# Use acessórios com cuidado e evite colares grandes, o corpo parece mais alongado se o colo estiver mais clean.

# Use brilho se esse é seu sonho, Mas saiba que isso pode criar uma ilusão óptica de maior volume! Investir em tecidos nobres e brilhantes de maneira discreta; deixam os vestidos estruturados, elegantes e lindos. Poucos pontos de brilho , porém sem bordados, também podem aparecer sem comprometer o visual.

# Se escolher um vestido com bordados, prefira os que formem linhas verticais, pois elas visualmente alongam a silhueta.

# Evite saias muito volumosas e de tecidos muito grossos. Mas também tome cuidado com tecidos leves,  que possam marcar a região dos quadris, Procure modelos e a deixem à vontade, sem que fiquem largos e chamem a atenção para o que você pretendia esconder

# Quem não gosta muito de mostrar os braços gordinhos pode investir em mangas mais curtas ou as ¾. Se for casar num dia mais frio pode apostar nas 7/8 ou longas, ficam lindos! Cubra os braços com mangas transparentes, detalhes em transparência dão a impressão de “menos volume”. Mas cuidado com mangas muito volumosas que podem passar uma sensação de maior volume total.


# Está indicado também uso de corpetes, cintura baixa e mangas secas.

# Prove o seu vestido de casamento com a roupa íntima que você vai usar no dia . Um corset feito sob medida pode fazer uma enorme diferença a sua forma. (Porém, não tente nada muito drástico se você não está acostumado a usar espartilho um encolhendo a sua cintura de 5 cm é aceitável, mas espremendo-se para fazer a sua cintura 15 cm menores pode acabar em desmaios, contusões durante a cerimônia de casamento).

# Um vestido todo branco em uma mulher plus size nem sempre é te valorize como deveria. Talvez seja legal provar tons de creme e marfim, ou até o off-white, em vez de um branco puro.

# Você também pode querer considerar usar um vestido de casamento com outras cores. Você pode querer considerar uma combinação de cores que deem um toque medieval, causem um efeito "illusion" (como falamos aqui) ou até demonstrem a irreverencia da noiva.

É muito importante se conhecer e saber como é seu corpo! De uma lida nos posts que a Carol fez láá atrás sobre os tipos de corpos. O post é antigo, mas conhecer seu tipo de corpo é sempre o melhor caminho para um look mais bonito!


Um comentário:


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com