Black Friday

Black Friday
é um termo criado pelo varejo americano para nomear ação de vendas anual, e se tornou
uma nova tradição do e-commerce brasileiro. A ideia é acompanhar os americanos na
quarta sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças, onde as lojas oferecem
grandes descontos nos seus produtos.
Nos
Estados Unidos, Black Friday é a data mais agitada do varejo no país. No dia do
evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de
antecedência para atrair maior número de consumidores e oferecer os menores
preços. O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de
natal.
No Brasil, a
primeira edição aconteceu em 2010 por iniciativa do site Busca Descontos,
fundado pelo publicitário Pedro Eugênio, e ficou restrito ao comércio
eletrônico. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. A Black Friday brasileira que acontecerá dia 23/11/2012, ficará concentrada nos três sites a
seguir: Busca Descontos, SaveMe e Dark Friday.
No BuscaDescontos, cerca de 40 lojas – entre Walmart, Magazine Luiza, Submarino e outras
– reunirão suas maiores ofertas. Para participar, você se cadastra no site com
nome e e-mail e espera até sexta-feira à 0h, quando as ofertas vão ao ar. Os
descontos valem para diversos produtos – eletrônicos, informática, celulares,
games – mas só durante a sexta-feira. O site Busca Desconto promete preços até
70% abaixo do normal.
No
SaveMe, serão mais de 15 lojas, como Ponto Frio, Dell e Apple Store, além de
sites de compra coletiva, como Groupon e Peixe Urbano. Funciona do mesmo jeito:
você se cadastra e recebe, por e-mail, as melhores ofertas das lojas. A
promessa é de que você terá até 90% de desconto em vários produtos.
Além
deles, há o Dark Friday: o site se compromete a divulgar apenas ofertas de
verdade, que não usem preços inflados para oferecer descontos “absurdos”. Eles
acompanham os preços reais através do site Baixou, do qual também são
criadores. O Dark Friday funciona como os outros sites: cadastre-se com nome e
e-mail, e receba as ofertas à 0h de sexta-feira. Serão 13 lojas participantes,
entre Ponto Frio, Walmart e Americanas.
Vale também
visitar as lojas individualmente. A Dell, por exemplo, oferece até R$1.000 de
desconto para compras em seu site, enquanto a Apple Store – que sempre
participa da Black Friday – colocará seus produtos em desconto.
Fique
atento para a Cyber Monday: assim como nos EUA, a segunda-feira após a Black
Friday (26 de novembro) promete um saldão de itens de tecnologia. Ano passado,
sites como Submarino, Americanas, Magazine Luiza e Ponto Frio participaram da
Cyber Monday brasileira, que pode se repetir este ano.

A
terceira edição do Black Friday brasileiro deve movimentar cerca de R$ 150
milhões em vendas apenas no comércio eletrônico. Boas compras!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!
maggnificas@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário