Saúde MaGGnífica – Tirando dúvidas 2

escrito por Marina Sena


Triglicérides

Triglicérides, ou triglicerídeos, são um tipo de gordura que pode ser produzida pelo organismo ou ingerida através dos alimentos. Assim como o HDL, LDL, as triglicérides quando se encontram em níveis alterados no sangue podem causar prejuízos à saúde, principalmente se este aumento estiver associado ao aumento das frações de colesterol citadas.

A causa mais comum do aumento de triglicérides é a obesidade, pois as triglicérides são a forma na qual a energia em excesso é armazenada no corpo humano. Mas quem está em forma também pode se tornar refém dessa gordura inconveniente, que sobrecarrega a circulação.
As triglicérides não só formam placas que entopem as artérias como provocam as desagradáveis protuberâncias mundialmente conhecidas como barriga de chope, pneuzinhos, culotes e afins. Elas são o resultado da queima dos carboidratos de massas, doces e refrigerantes.

O consumo de grandes quantidades de álcool pode aumentar as triglicérides também. Em mulheres, uma causa comum do aumento de triglicérides é o uso de estrógenos por via oral, seja como pílulas anticoncepcionais ou como tratamento da menopausa (reposição hormonal); se as triglicérides estiverem muito elevadas nessa situação, pode ser necessário o uso de estrógenos por outra via que não a oral (injetável, adesivos, cremes ou vaginal). Várias medicações também podem resultar no aumento dessa gordura, dentre elas: diuréticos, beta-bloqueadores, corticóides, anti-psicóticos e medicações contra o vírus HIV.

 
Como prevenir

Os passos mais importantes são: melhorar a alimentação (diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, e ter uma alimentação balanceada)perder peso (para quem está acima do peso), praticar exercícios físicos regularmente e diminuir ou interromper o consumo de álcool. Parar de fumar também é muito importante. Se necessário, tratamento medicamentoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com