Peplum: as garotas MaGGníficas também usam

escrito por Carol Caran


O peplum é tendência já há alguns meses, mas, pelo visto nas coleções de moda pra 2013, vai continuar em alta. Trata-se de um babado ou conjunto deles que pode ser da saia ou da blusa, na altura na cintura ou logo abaixo. 


Claro que o peplum não é novo. Foi muito usado no século XIX, como uma sobressaia saída do casaco. Mas o nome (do grego peplos) remete a uma dobra extra de tecido nas túnicas dos gregos antigos. 


Quando a moda (re)começou, minha amiga me perguntou se ficava bom em mulheres GG e na ocasião eu não sabia o que pensar. Por mais que defendamos que a moda é pra todas, sempre fica ali no fundo, um preconceito em relação a gordinhas usando roupas que criam (mais) volume no corpo.  

(Tanto que algumas celebridades magras foram apontadas como gravidinhas pela imprensa por estarem abusando do babadinho). 

A duquesa Kate Middleton foi uma das "grávidas" do peplum, mas acho que a mania de andar  com as mãos na frente da barriga contribuiu mais pro boato do que a roupa em si. 

Mas, passado algum tempo, já vi looks plus size com peplum suficientes pra dizer que fica bom sim. Porém, com algumas restrições.

Como a maioria das versões exige que você combine com roupas sequinhas e/ou mais ajustadas e de fato chame atenção para a região da cintura, não vai favorecer as mulheres com barriga muito grande. Ou vai ficar com cara de gestante. A alternativa é usar um modelo que não tenha muitos detalhes, com um babado menos armado e mais larguinho. 

Por outro lado, ele cria a ilusão de que a cintura é mais fina e parece disfarçar bem as "pochetes" (banhinhas nos flancos). 

Quer ver como fica?


Allison do Curvy Girl Chic apostou num modelo menos ajustado e com peplum levemente rodado. Isso ajuda a não marcar a barriga.


A atriz Amber Riley, quem tem o corpo tipo maçã (ou seja, volumoso na parte do tronco), usou o mesmo truque: blusa larguinha, pouca roda do babado por cima da roupa adesiva. Ficou curvilínea e elegante.


Chasity do blog Garner Style também escolheu um modelo sobreposto, mais largo e menos armado, sempre combinado com uma peça reta na parte de baixo.

Reprodução

Esse modelo. cheio de volume, já exige uma barriga mais retinha. Eu simplesmente AMEI a versão em branco. 



Alissa do Stylish Curves tem bastante busto, mas sem barriga. O peplum ajuda a equilibrar o volume dos seios e do quadril. Com saia adesiva, leggings ou calça reta e sempre com um cintinho pra marcar a cintura.


Descobri um blog novo, o Grown and Curvy (o nome da autora ainda é um mistério, mas descobri que tem 40 anos, o que é ótimo, visto que a maioria das blogueiras GG estão na casa dos 30). Ela é baixinha e prova que o peplum não achata a silhueta. A versão da blusa illusion (falamos disso aqui) é um achado!


Peplum com brilho e transparência pra Gabi Fresh. E dá pra usar por baixo do blazer ou casaco.


A Tanesha do Girl With Curves usa peplum em muitas produções. Combinado com calças skinny e saias lápis, tudo bem justo, o babado quebra um pouco a sensualidade do look, deixando a produção mais feminina e elegante. 

Eu ainda não consegui achar a tendência por aqui. Então se você tem ou sabe quem tem, mande um e-mail pra gente: maggnificas@gmail.com.


3 comentários:

  1. Amei a blusa da Amber Riley!!

    Gurias, atenção, a Kate Midleton é DUQUESA, não condessa.

    Beijão, boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Sheila, obrigada. Sou fã da Kate e me confundi. Correção feita! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ameeeei o blog ! Já estou seguindo, convido pra você me seguir também negadoblack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com