Doce travessura

escrito por Daniele Santos



Hoje é o dia das bruxas né! Mas como uma bela gordinha, estou lamentando não haver aqui aquela tradição de ganhar doces...Quem nunca viu num filme as crianças fantasiadas, indo de porta em porta e dizendo:

"Doces ou travessuras?"

Já dei a entender que eu quero mesmo é saber dos doces! 
Como já não sou mais criança (cronologicamente) o doce que mais desperta meu lado lúdico é o cupcake!
Eles são umas gracinhas!!! E umas delícias também!!! Então é isso! Eu quero uma doce travessura!!!

Semana passada falamos aqui que o Matheus, marido da Carol, faz maravilhas na cozinha e posta algumas em seu blog Nossa Mercearia, né?!?!?! Como não paro de pensar em docinhos, lembrei dos cupcakes wonderful que ele faz e vou colocar a receitinha aqui procês aguarem junto comigo!! hehehehe - As mais prendadas não precisam aguar, é só fazer! ;)

O moço fez uns comentários iniciais dizendo que essa foi a primeira experiência dele com doces!! Será que eu acredito?!?!?! rs

"Vou começar com doce, minha primeira experiência com doce, e até que deu certo. Eu encasquetei que faria o tal do cupcake, que não é nada mais que um bolinho recheado com  cobertura e confeitos, pode ser feito de vá(áááá)rios sabores e pra vários fins, inclusive cupcake salgado, como eu já vi de bacon."

Cupcake de Chocolate do Bistrô Nossa Mercearia
Rende 12 bolinhos.



1 ½  xícara de farinha de trigo;
1  xícara de chocolate em pó;
1 colheres (chá) de fermento em pó;
1 xícara de açúcar;
1 xícara de manteiga sem sal, amolecida;
1 colher (chá) de essência de baunilha;
2 ovos grandes;


Agora é bem fácil. Tem até uma dica legal, use primeiro os sólidos, e os penere antes, assim ficam mais fácil de incorporar os líquidos que vem depois.

            Beleza! Mexa bem, e, quando a massa estiver bem homogênea, ela vai ficar cremosa, mas, bem leve.

            Se você tiver uma forma como essa da foto, pode colocar as forminhas de papel (que eu não tinha quando executei a receita) e preenche-las até faltar algo como a espessura de um dedo indicador pra encher, pois, o bolinho vai crescer (sim, ele vai). Caso não tenha uma forma dessa, pode usar forminhas de empadinha, lembrando de usar essas forminhas, o legal é que elas são amanteigadas.

            Fogo baixo, média de 180º, pré-aquecido por alguns minutos e asse por aproximadamente 20 minutos. Aos 15 minutos, faça o teste do palito (enfie um palito de dente no bolinho, se o palito sair limpo, tá pronto, se não, deixe mais um pouquinho), e pronto. Deixe esfriar. Tenha paciência.

Enquanto esfria, faça o tal do buttercream pra cobrir e o ganache pra rechear.


Buttercream de Chocolate

1 xícara de manteiga sem sal, amolecida.
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de açucar de confeiteiro
1 pitada de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de creme de leite
Bata a manteiga até que ela fique cremosa. Adicione o açúcar de confeiteiro, o chocolate em pó e o sal e bata até ficar bem misturado. Adicione a baunilha e o creme de leite e misture bem até incorporar tudo até ficar uma mistura clara e fofa. Pronto, leve pra geladeira.


            Agora o tal ganache de chocolate que todo mundo achou que era brigadeiro, mas que fez o diferencial no meu bolinho, pois, por causa do açúcar que eu inventei de colocar, ele ficou com uma consistência mais molinha.

Ganache diferente
200g Chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite
½ xícara de açúcar de confeiteiro

            Esse é super fácil. Derrete e chocolate no microondas, mistura no creme de leite e depois acrescente o açúcar. Mas, se não quiser ele molinho e mais cremosinho, é só não usar o açúcar.



            Agora, vamos à montagem.

            Primeiro agente corta uma bolinha sobre o bolinho, e corta o excesso de massa dessa bolinha que é retirada. Nesse buraquinho coloque o ganache, igual a foto.



E feche o bolinho.
 

Agora confeite com o buttercream e coloque uns confeitinhos coloridos pra decorar.



Pronto! Agora é fazer a alegria da galera!
           
            A Direção!



E aí! Quem anima a fazer e me mandar um?! rs
Ai como eu quero!!!!

Post Original: http://nossamercearia.blogspot.com.br/2011/09/cupcake-de-chocolate-e-estreia-do.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com