Por uma cidade magnífica!

escrito por Daniele Santos



Na próxima semana acontecerão as eleições municipais. Hora de escolher o prefeito e os vereadores que vão tomar as decisões mais importante da sua cidade nos próximos 4 anos.
Ok, isso não é novidade e já estamos fartas de tanta propaganda eleitoral na tv, na rua, etc....
É tanta informação que deixamos de correr atrás de informações que realmente importam....

Sei que esse não é o tipo de de assunto que abordamos aqui, mas é um assunto que está diretamente relacionado à qualquer pessoa!



Você conhece os seus candidatos?
Hoje temos a internet como uma boa arma pra sabermos que é essa pessoa que pretendemos votar!
Todos já conhecem o "são google" que conta muita coisas sobre váááárias pessoas, imagine o que ele pode nos falar das pessoas públicas então! :o

Mas a A ONG Transparência Brasil tem dois projetos que podem ajudá-lo melhor nessa tarefa: o Excelências e o Deu no Jornal

Deu no jornal
O Deu no Jornal é um banco de dados atualizado diariamente com noticiário sobre corrupção publicado em 63 jornais e revistas. Você pode cruzar informações e verificar se o seu candidato anda metido em escândalos e maracutaias. www.deunojornal.org.br

Excelências
O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício. No site, você pode consultar o histórico profissional, os processos a que eles respondem na Justiça, as multas que receberam dos Tribunais de Contas, as declarações de bens, as frequências ao trabalho e muito mais. Antes de decidir o seu voto, acesse e confira tudo sobre a vida deles. www.excelencias.org.br

Queria dizer que devemos ficar atentos para se, ao menos, promessas dos candidatos tem algum sentido; se estão dentro da área de atuação do cargo pretendido!

Conforme disse a diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Jovita Rosa, cuidado com candidatos a vereador que prometem construir hospitais, reformar escolas e dar aumento aos professores. 
"Não é papel do Legislativo. Ele [vereador] até pode apresentar um projeto de lei que trate da questão, mas não pode prometer fazer coisas que cabem ao prefeito. É importante saber a função de cada cargo. Legislativo é para fazer leis e, principalmente, fiscalizar o Executivo", alertou. "Às vezes, essas falsas promessas indicam má-fé, mas existem casos de despreparo do candidato, que também desconhece as atribuições do cargo ao qual está concorrendo."

Para terminar esse "papo chato", chamo a atenção para outro comentário de Jovita Rosa: "O eleitor deve anotar em quem votou para não se esquecer de acompanhar a atuação dele nos anos seguintes. O resultado da falta de acompanhamento e da cobrança popular é a corrupção".

Gaste alguns minutinhos do seu dia para tentar melhorar os seu próximos 4 anos!
Pense bem!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com