Tranças MaGGníficas

escrito por Marina Sena


Acredito que toda mulher tem um carinho especial por tranças. Por ser um penteado romântico, feminino e ao mesmo tempo moderno... Por lembrar a infância... Ou por imaginar a apaixonada cena em que Bentinho trança os cabelos de Capitu em Dom Casmurro!


Trançar o cabelo é uma técnica antiga, que sempre esteve presente no desenvolver da história. Entre os africanos e seus descendentes, as tranças tinham o papel de destacar a própria cultura pelo mundo. A técnica era utilizada para diferenciar tribos, idade, estado civil e até a posição na sociedade.



No século XV, durante a época da escravidão negra, os cabelos e penteados serviram como uma forma de comunicação entre os escravos. Muitos deles que chegaram ao Brasil, isso no período colonial, trouxeram as técnicas de trançar os cabelos para cá. Na década de 70, em meio ao movimento hippie, a cultura negra ficou em evidência. Movimentos negros feitos a partir da reunião de seus afrodescendentes mostraram a sua marca e cultura. Além do black power e dos dreadlocks, as tranças também se destacaram.
Elas também estavam nos cabelos de deusas e sacerdotisas gregas, e ainda foram adotadas por muitas mulheres na Europa, durante a Idade Média.

Atualmente as tranças são um penteado versátil, que acrescentam feminilidade a qualquer look e que podem ser usadas em diferentes ocasiões, durante o dia e a noite. Para o dia a dia, o mais indicado é apostar na trança simples, criada com o cabelo separado em três mechas. Para um visual mais sofisticado, prefira a embutida ou a de espessura fina, misturada a um coque. As tranças mais conhecidas são:



- simples




- de raiz




- embutidas





- com coque



- cascata




- francesa / tiara




- grega


- rabo de cavalo



- espinha de peixe



Dicas:
- a trança é uma excelente alternativa para domar fios grossos e rebeldes;
- para eliminar os arrepiados, passe uma pomada antes de começar a trançar o cabelo. Se usar o penteado durante o dia, aplique um spray de fixação suave na finalização. Mantenha-o no lugar por mais tempo para ir a uma festa, por exemplo, borrifando com uma versão mais forte do produto.


Ajuda das fontes: M de Mulher e Vila Mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Somos Marcella Rosa e Marina Sena, parceiras no blog, na luta e na vontade de mudar - nem que seja um pouquinho - o mundo. O Maggníficas é um pouco de nós, porque aqui tem moda democrática, empoderamento feminino e amor próprio. Nosso foco é a sororidade e a vivência plena de todos os corpos, porque acreditamos que somos todas maggníficas e que todo mundo pode tudo!

maggnificas@gmail.com